A semana está recheada de eventos e nós da Agência Mural escolhemos a dedo os rolês que farão vocês saírem de casa.
Se liga!
ZONA NORTE
Feijoada de São Jorge – Casa Verde
No mês de abril, a escola de samba Morro da Casa Verde realiza a ‘Feijuca’ em homenagem a São Jorge, santo padroeiro da escola. A tradição da casa chega aos nove anos em 2019, e esta edição promete muito samba, alegria, além da feijoada à vontade de graça. “Para a festa não ter fim, pedimos para que os convidados levem uma caixinha de cerveja. A roda de samba é por nossa conta e ainda vai ter bateria do Morro”, avisam os organizadores.
Quando: Sábado (27), às 12h
Onde: Morro de Casa Verde, Rua Ernâni Salomão Ribeiro, 137
Quanto: Gratuito
Sarau Quinta Cultural – Tucuruvi
Como fonte de respiro no meio do agitado cenário comercial do Tucuruvi, o Quinta Cultural surge como opção de espaço de expressão artística, com música e a literatura popular da cena periférica. Além disso, há gastronomia italiana à disposição do público, com rodízio de massas a preços populares.
Será a quarta edição do evento que tem apoio do grupo artístico ‘Categóricos’, coletivo de escritores e atores do Morro Doce, região da zona noroeste de São Paulo. As poetas convidadas desta semana são: Lidia Codo e Karol Coelho, editora da Agência Mural.
Quando: Quinta-Feira (25), às 19:15
Onde: Buffet Espaço Laet, Av. Dr. Antônio Maria de Laet, 321
Quanto: Gratuito
ZONA SUL
Cine Ecoa “Corra!” – Campo Limpo
Um bom filme é capaz de impactar, fazer pensar e gerar diversas discussões dentro de uma sociedade. É o que propõe o Cine Ecoa, que busca promover diálogos e estimular novos pensamentos, por meio da exibição de um filme e um curta-metragem por mês, em espaços culturais espalhados pela cidade de São Paulo. Nesta edição será exibido o filme Corra (2017, dir. Jordan Peele), com discussão sobre “O fetichismo e a objetificação do povo negro”.
Quando: Sábado (27), às 14h.
Onde: Casa de Cultura Campo Limpo, R. Aroldo de Azevedo, 100
Quanto: Gratuito
A Cooperifa vai encher de poesia o céu da periferia de São Paulo. O tradicional evento da zona sul de São Paulo chega para mais uma edição com duas horas de pura poesia.
Quando: Terça-Feira (30), às 20:45
Onde: Bar do Zé Batidão, Rua Bartolomeu dos Santos, 797
Quanto: Gratuito
ZONA LESTE
Sarau Resistência Preta – Cidade Tiradentes
Atividade realizada há seis anos pelo coletivo Força Ativa, o Sarau da Resistência Preta tem como objetivo promover encontros de diversas linguagens artísticas e gêneros literários que combatam a discriminação racial e fomentam os Direitos Humanos.
A edição deste fim de semana, “Sarau da Resistência Preta – Ed. LiteraSampAfro: 42 anos dos Cadernos Negros”, é organizado pelo Força Ativa em parceria com a Rede LiteraSampa.
A ideia é abordar as publicações que desde 1978 têm dado visibilidade a produções literárias afro-brasileiras, com a publicação de contos e poemas com olhares que partem das periferias. O evento terá a participação de Esmeralda Ribeiro.
Quando: Sábado (27), às 19h
Onde: Biblioteca Comunitária Solano Trindade, R. dos Têxteis, nº 1050
Quanto: Gratuito
Com mais de 20 anos de carreira, o rapper carioca lança a turnê “AMAR é para os FORTES”, com canções do trabalho lançado em setembro de 2018, repleto de participações especiais. O material é diferente de qualquer outro álbum produzido por D2, unindo música e filme, em um curta-metragem escrito, dirigido e roteirizado pelo próprio músico.
Além do repertório do novo trabalho, o show apresenta sucessos da carreira do músico, incluindo sucessos do Planet Hemp.
Quando: Domingo (28), a partir das 15h30
Onde: Sesc Itaquera. Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000
Quanto: Gratuito
ZONA OESTE
Experiência Córtex – Vila Leopoldina
Com um acervo de jogos entre board games (tabuleiros) e card games (cartas), o Experiência Córtex traz desafios de raciocínio e uma vasta opção de temáticas para quem é amante dessa cultura. Haverá ainda o lançamento do game “Abstratus”: “Se com dois paus se faz uma canoa, com as peças de Abstratus é possível construir o mundo”, prometem os criadores.
Quando: Sábado (28), a partir das 10h
Onde: Sesi Vila Leopoldina, Rua Carlos Webwe, 835
Quanto: Gratuito
Cantinho do Samba do Rock – Jd. Peri-Peri
Nesta edição do Cantinho do Samba Rock haverá aula com a “Dama do Samba Rock” Anna Paula Cruz e apresentação do Grupo “Samba Entre Amigos” e dos DJs Meio Kilo, Aluisio, Rogério e Ka com destaques do samba rock e do passinho.
Quando: Domingo (28), às 14h
Onde: Casa de Cultura do Butantã, Av. Junta Mizumoto, 13
Quanto: Gratuito
CENTRO
O novo espetáculo musical das Clarianas propõe a verticalização da linguagem que une a sonoridade tradicional com o discurso urbano pulsante no gueto. As novas canções aprofundam temas como empoderamento feminino, extermínio da população negra, herança indígena e religiosidade afro-brasileira, sempre envoltos às vozes das “lavadeiras”, tambores e harmonias sertânicas.
Quando: Sexta-Feira (26), às 20h
Onde: Itaú Cultural, Av. Paulista, 149
Quanto: Gratuito
Clube de Leitura Anti-Racista – Bela Vista
Em tempos de ódio derramado dentro e fora das redes sociais, o clube de leituras irá visitar textos antirracistas, feministas e interculturais que coloquem em discussão reflexões sobre identidade negra, racismo, preconceito, branquitude, masculinidades, necropolítica, feminismo negro, entre outros temas.
Os encontros serão mensais, sempre no último domingo de cada mês, com mediação de Lubi Prates e Vine Aleixo. No primeiro deles, será discutida a obra de Neuza Santos Souza, autora de “Tornar-se Negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão”, obra fundamental para a militância negra a partir dos anos 1980 e que continua atual.
Quando: Domingo (28), às 16h
Onde: Casa das Rosas. Avenida Paulista, 37
Quanto: Gratuito
GRANDE SÃO PAULO
Eternamente 29 Primaveras – Taboão da Serra
Em homenagem ao aniversário de Tula Pilar, que morreu no último dia 11, haverá um grande ato em memória da escritora. A abertura terá a Roda de Mulheres (Sagrado Feminino), seguido do show do grupo Minas Canções – Mestre Magela, discotecagem de Carol Aflorada (Maria Mulé Braba), Banda Raizarte, roda de samba com Marcelo Lima, Coco das Flores, Coco do Candearte e Grupo Candongueiros do Campo limpo. “Também terá sarau com microfone aberto em homenagem a nossa eterna belíssima e glamourosa”, diz o evento.
Quem for ainda poderá aproveitar o “Bar Delas” com a “melhor caipirinha da quebrada”, Cerveja Benedita, Cachaças Dona Tula (um poema na garrafa), caldo e petiscos. “Venha se emocionar, celebrar, agradecer e saudar toda a força de Tula Pilar”.
Quando: Sábado (27), às 15h
Onde: Casa de Cultura Candearte, R. Marcelino Correa de Melo, S/N – Pq. Marabá.
Quanto: Gratuito
13ª Semana dos Povos Indígenas de Osasco – Osasco
Com a ideia de resgatar as raízes indígenas presentes em São Paulo e na região metropolitana, Osasco realiza a 13ª Semana dos Povos Indígenas. O encontro será realizado no Centro de Eventos Pedro Bortolosso, com a presença de grupos indígenas do município e de outras regiões.
Quando: Domingo (28), a partir das 9h
Onde: C. E. Pedro Bortolosso, Av. Visc. de Nova Granada, 513 – Km 18.
Quanto: Gratuito
André Santos é correspondente do Jardim Fontális
andresantos@agenciamural.org.br
Apoie o jornalismo da Mural e ajude a desconstruir os estereótipos sobre as nossas quebradas. Saiba como