Venha se aquecer nessa seleção aconchegante que nós da Agência Mural fizemos especialmente pra você.
Na semana do Dias dos Namorados, o destaque está nos sambas espalhados pelas periferias, que aproveitam o mês para celebrar as rodas tradicionais com vinho quente e clima de festa junina. Confira:
ZONA LESTE
18ª Festa do Rosário com Ilú Obá De Min – Penha
A Comunidade do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França convida a todas e todos para a 18ª Festa da Igreja do Rosário, que celebra 217 anos deste importante templo para história e cultura do povo afrodescendente em São Paulo.
A festa traz como tema central “Rosário: ventre que gera sementes de resistência”, com programação gratuita e ações artísticas em diferentes espaços do bairro. Neste sábado (15), haverá a apresentação do grupo Ilú Obá De Min.
Quando: Sábado (15), às 16h.
Onde: Largo do Rosário, S/N
Quanto: Gratuito
Sambista da Quebrada – Itaim Paulista
Idealizada por amigos músicos amadores moradores do Jardim Miriam, no distrito do Itaim Paulista, a Roda de Samba do Terreirão chega a mais uma edição. Criada em 2012, a roda é realizada todo terceiro sábado do mês. O evento vai ter o clássico partido alto e o samba dolente, estilo com letras mais românticas.
Quando: Domingo (16), às 14h.
Onde: R. Manuel Álvares Pimentel,
Quanto: Gratuito
ZONA NORTE
Sarau Slam Marginália – Vila Nova Cachoeirinha
O Slam Marginália é uma competição mensal de poesias autorais de até três minutos. com objetivo de estimular a população LGBT a usar a arte como forma de expressão e de resistência. O Slam Marginália também organiza oficinas visando a capacitação profissional do público.
Quando: Sábado (15), às 18h.
Onde: Centro Cultural da Juventude, Av. Dep. Emílio Carlos, 3641
Quanto: Gratuito
A festa ‘Colorful Bird’ juntou forças com o espaço cultural ‘A Fenda Paralela’, e realiza neste sábado o Pride Quebrada. Com a presença de artistas das periferias, vai rolar apresentação ao vivo, DJ’s, exposição, comidas e bebidas. “O babado dessa ‘fextona’ é contrapor a onda político ideológica que quer invisibilizar a luta das pessoas LGBTQI+”, dizem os organizadores.
Quando: Sábado (15), às 21h.
Onde: Fenda Paralela, Rua Parapuã, 1878
Quanto: Gratuito
ZONA SUL
O Centro Cultural do Grajaú, na zona sul de São Paulo, recebe mais uma edição do Slam do Grajaú, uma batalha de poesia falada que reúne jovens da região.
Quando: Sexta- Feira (14), às 18h.
Onde: Centro Cultural Grajaú, R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252
Quanto: Gratuito
Sarau do Capão #27 convida: Samba Amigos do Arnesto – Capão Redondo
“Quem Não Gosta de Samba, Bom Sujeito Não É.” Junho chegou e para esquentar esse mês de frio, será realizada uma roda de samba no Sarau do Capão, com a presença da galera do ‘Amigos do Arnesto’.
Quando: Sábado (15), às 18h.
Onde: R. Algard, 82
Quanto: Gratuito
ZONA OESTE
Chegou a 37ª edição do festival Samba da Elis. Focado em fortalecer a representatividade das mulheres musicistas, o evento terá a presença do grupo ‘Resenha de Crioulas’ que chega na praça após a tradicional Roda de Samba Aberta, com o Coletivo Samba das Meninas.
Quando: Domingo (16), às 15h.
Onde: Rua Pereira do Lago, 100 – Praça Elis Regina, S/N
Quanto: Gratuito
Nosso Samba te Convida – Festa Junina – Morro do Querosene
Será realizada mais uma edição do “Nosso Samba te Convida!” no Morro do Querosene. Em clima de festa junina, haverá barracas com quentão, vinho quente, caldinhos e espetos variados.
Quando: Domingo (16), às 14h.
Onde: Rua Padre Camilo, S/N (Pça do Morro do Querosene)
Quanto: Gratuito
ZONA NORTE
Exposição coletiva Esu Crew – Pirituba/Jaraguá
Os artistas Vinicius Venec, Rafael Enoak Oak, Rodolpho Gesp e Mack Mandreone, estarão expondo alguns de seus trabalhos em diferentes suportes e técnicas de grafite.
Quando: Sábado (15), às 17h.
Onde: Mocujipa (Movimento Cultural Pirituba Jaraguá) Av. Mutinga, 1425
Quanto: Gratuito
CENTRO
Malemolência – Aparelha Luzia – Centro
Os realizadores da festa pedem para que você esqueça a definição de ‘Malemolência’ que conhece do dicionário, e se atente ao que ela realmente significa nas pistas dos rolês por aí: “malemolência é ginga, é ritmo, molejo”.
A festa promete ser a mais dançante da noite de sábado com DJs JPDJ e Yvone Delpoio, e a convidada especial Bruna Sales de Souza. “É bom que estejam com os quadris e joelhos em dia pra suar na pista.”
Quando: Sábado (15), 22h30
Onde: Aparelha Luzia, Rua Apa, 78
Quanto: Gratuito
Festival Poder Preto – Casa Amarela – Centro
A primeira edição do Festival Poder Preto promete reunir arte, música, empreendedorismo e troca de ideias em um mesmo espaço. O ‘Quilombo Urbano’ terá ainda uma roda de conversa com diferentes lideranças negras.
Quando: Domingo (16), às 14h.
Onde: Casa Amarela, Rua da Consolação, 1075
Quanto: Gratuito
GRANDE SÃO PAULO
A Festa Junina de Poá contará com diversas atrações musicais, comida típica, quadrilhas, cervejas artesanais e diversos food trucks oferecendo a melhor gastronomia de rua. Além disso, estará disponível um amplo espaço kids e ainda concursos para a roupa do(a) caipira mais original.
Quando: de Quinta-Feira (13) às 12h até Domingo (16).
Onde: Av. Edir Mendonça Felippe, 300 – Jd. Medina
Quanto: Gratuito
Festa Junina de Embu das Artes – Embu das Artes
Festa Junina de Embu das Artes vai até o dia 31 de junho, no Parque Francisco Rizzo. O evento convida a todos para participar desta super festa com artistas da música brasileira que se apresentarão todos os dias na cidade.
Quando: Sexta-Feira (14), às 19h.
Onde: Rua Sebastião Anacleto de Jesus Lins – Jd. Eliza
Quanto: De R$ 20 a R$ 50.