Ícone do site Agência Mural

Sem horário eleitoral na TV, Diadema, Guarulhos e Osasco têm propaganda no rádio

Por: Paulo Talarico

Candidatos na Grande SP não tem horário previsto na TV aberta @Magno Borges/Agência Mural

Desde o dia 9 de outubro teve início a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão para divulgar as propostas de candidatos a prefeito e a vereador nas eleições 2020. Mas se assistir a propaganda obrigatória para muitos é chato, imagine para quem é obrigado a ver os candidatos de outra cidade?

É o que acontece na Grande São Paulo. Quem vive fora da capital não tem tido informações sobre a sua cidade por esses informes. 

Sem TVs locais, moradores de 37 cidades da região metropolitana têm acompanhado na TV a situação dos 14 concorrentes à Prefeitura de São Paulo. Ou seja, sabem mais das pautas e debates relacionados à situação paulistana do que sobre onde irão votar. E, além do horário fixo, há 70 minutos de inserções diárias durante as propagandas comerciais. A exceção é Mogi das Cruzes, onde a propaganda é transmitida pela TV Diário.

As falas e propostas sobre candidatos da Grande São Paulo onde não há TV podem ser acessadas nas redes sociais e com a campanha dos concorrentes no dia a dia. Há algumas emissoras na TV aberta digial que transmitem, como o canal 48.1 – NGT, em Osasco, e o canal 58.1 – TV Século 21, de Guarulhos.

Uma outra alternativa, pouco conhecida, é ouvir o horário eleitoral no rádio. A medida, contudo, não está disponível para todas as cidades. 

">Emissoras que transmitem horário eleitoral em cada cidade
">Cidade ">Rádio ">Módulo ">Frequência
">Arujá ">Kiss ">FM ">92,5
">Arujá ">Ômega ">FM ">106,9
">Diadema ">Nativa ">FM ">95,3
">Diadema ">Rádio Mix ">FM ">106,3
">Guarulhos ">Top ">FM ">104,1
">Itapecerica da Serra ">Tropical ">FM ">107,9
">Itapecerica da Serra ">Musical ">FM ">105,7
">Mogi das Cruzes ">Rádio Amor e Graça ">FM ">88,5
">Mogi das Cruzes ">Transcontinental ">FM ">104,7
">Mogi das Cruzes ">Metropolitana ">FM ">98,5
">Osasco ">Alpha ">FM ">101,7
">Osasco ">89 FM ">FM ">89,1
">Salesópolis ">Bendita ">FM ">101,5
">Santo André ">Energia 97 ">FM ">97,7
">Santo André ">Aleluia ">FM ">99,5

Das 39 cidades da região metropolitana, ao menos oito têm tido a propaganda eleitoral em rádios comerciais em emissoras de FM (frequência modulada). Apesar de algumas dessas emissoras serem famosas na capital, a concessão delas foi dada para atuar em cidades vizinhas.

É o caso da Alpha, por exemplo. No horário determinado, às 7h e às 12h, a propaganda eleitoral nela é dos candidatos de Osasco. A transmissão do município também é feita na 89FM. No caso de Guarulhos, é possível acompanhar na Top FM. A Mix e a Nativa, por sua vez, transmitem o cenário político de Diadema

Além delas, Arujá, Itapecerica da Serra, Mogi das Cruzes, Salesópolis e Santo André também possuem emissoras de rádio que transmitem a propaganda. 

VEJA TAMBÉM:
A um ano da eleição, Grande SP tem 500 obras paradas ou atrasadas
Confira a cobertura das eleições 2020 nas periferias da Agência Mural

Ter a sede da emissora, contudo, nem sempre resolve a questão. Osasco tem o SBT localizado no município, mas o horário eleitoral segue sendo o da capital. Ao mesmo tempo, se os candidatos não enviarem materiais, as emissoras podem não transmitir.

Outros tipos de veículos como rádios comunitárias também podem transmitir o horário eleitoral, mas dependem de acordo entre os concorrentes. Em Embu-Guaçu, por exemplo, os candidatos optaram por não fazer a transmissão. 

O horário eleitoral segue até 12 de novembro, três dias antes da votação em primeiro turno no domingo (15).

*Correção em 21 de outubro: algumas emissoras de TV aberta digital transmitem o horário político de Osasco e de Guarulhos, ao contrário do publicado inicialmente. 

Sair da versão mobile