A Agência Mural, com apoio do ICFJ (International Center for Journalists) lança nesta quinta-feira (18) a primeira reportagem da série “Periferias e Justiça Climática: alternativas ambientais para os nossos”. A série foi criada por Isabela Alves, correspondente do Grajaú, que participou do programa Acelerando Negócios Digitais para realizar o projeto.
Serão quatro reportagens, uma por semana, que abordarão como os moradores têm se engajado em discutir as mudanças climáticas nos próprios territórios. São ativistas periféricos que trabalham com soluções ambientais a partir das experiências e cosmovisões nos próprios territórios.
A primeira reportagem conta a história de Karoline Freire Dias, uma jovem de 17 anos que é uma das criadoras de uma agência de notícias sobre sustentabilidade na Ilha do Bororé, no Grajaú.
As reportagens buscam trazer um outro olhar sobre o movimento ambientalista no Brasil, comumente liderado por pessoas brancas. A série mostra soluções ambientais a partir de lideranças do território, discute o racismo ambiental, e como as populações das periferias são as que mais sofrem com os impactos das mudanças climáticas.