O que você gostaria para o seu bairro? A subprefeitura de Ermelino Matarazzo, no extremo leste da capital paulista, fez essa pergunta aos moradores via Facebook. A publicação sugeriu à população quais poderiam ser as opções de novas lojas e locais para comer, mas os moradores foram para além dos estabelecimentos e apontaram serviços prioritários na região.
O post feito no último dia 4 teve mais de 150 comentários. Nele, os ermelinenses solicitam demandas como: melhorar a manutenção de ruas e praças, ter mais acesso à cultura e esporte, além de assegurar também oportunidades de emprego e segurança.
LEIA MAIS
Gratuidade é o que mais atrai o paulistano para eventos culturais em SP
A moradora Cláudia Riveiro lamenta, por exemplo, a falta de espaços culturais. “Acredito que através da cultura, educação e esportes os jovens podem se envolver menos com o crime e assim reduzir a violência”, escreveu na rede social.
De acordo com o Mapa da Desigualdade, realizado pela Rede Nossa São Paulo, Ermelino Matarazzo é um entre os 23 distritos dos 96 da capital paulista que não contam com equipamentos culturais.
Quando o assunto é esporte, a pesquisa indica que Ermelino Matarazzo tem cinco equipamentos esportivos públicos, o que equivale a uma média de 0,42 a cada 10 mil habitantes. O índice é dez vezes menor do que o de Pari, onde há o maior número de locais públicos para a prática esportiva.
Para a moradora Elizabeth Moreira, a subprefeitura deveria priorizar o saneamento básico antes de pensar em expandir o comércio. “Moramos na beira de um córrego que poderia ser feito canalizado. Vivemos no meio de infestação de ratos e insetos”, propôs.
De acordo com assessoria da subprefeitura de Ermelino Matarazzo, todas as demandas estão sendo avaliadas e, as mais relevantes, serão encaminhadas diretamente ao subprefeito Flávio Ricardo Sol.
A pesquisa com moradores foi realizada somente pelo Facebook e os dados obtidos a partir das respostas não estão sendo tabulados.
https://32xsp.org.br/2017/05/08/ermelino-matarazzo-uma-das-muitas-quebradas-da-zona-leste-da-cidade/