Para evitar a proliferação do novo coronavírus (Covid-19) em vias públicas, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), ampliou o serviço de lavagem na cidade. Nos arredores de hospitais e em vias com grande circulação de pessoas, agentes das subprefeituras locais realizam diariamente a higienização com desinfetante bactericida, pulverização de água de reúso, sabão e cloro.
De acordo com a Prefeitura, a operação de limpeza conta com 56 equipes, 880 agentes e 136 veículos de lavagem distribuídos por diversos pontos da cidade. Ao todo são 673 endereços: 170 nas proximidades de hospitais, 362 vias com grande circulação de pessoas e pontos de ônibus, 54 estações de metrô, 47 estações de trem e 40 terminais de ônibus.
ZONA NORTE
Diariamente, a Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme realiza a lavagem no entorno de cinco unidades hospitalares – entre eles, os hospitais municipais Vila Maria e Vereador José Storopolli (Vermelhinho). A atividade é executada no período da manhã ou ao final da tarde.
Em Perus/Anhanguera, a subprefeitura local informa que as equipes de limpeza atuam no entorno de hospitais, pontos de ônibus e bancos. No vídeo publicado nas redes sociais da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), uma equipe de limpeza realiza a lavagem na região central do distrito de Perus:
ZONA SUL
Na Subprefeitura Campo Limpo, três das principais vias da comunidade de Paraisópolis (bairro do distrito da Vila Andrade) recebem o serviço de lavagem. A limpeza ocorre quatro vezes por semana, no período diurno, nas ruas Manoel Antônio Pinto, Herbert Spencer e Major José Marioto Ferreira.
Nas redes sociais, a Subprefeitura Cidade Ademar também mostrou ações de lavagem na praça Jardim Miriam nesta semana:
ZONA LESTE
Na Subprefeitura Itaquera, desde o mês de março, são realizadas ações de higienização próximas aos hospitais Planalto, Itaquera e Santa Marcelina, ao Complexo Hospitalar Santo Expedito, e em bairros como Vila Carmosina, Artur Alvim, Jardim Bonifácio e Colônia. Os registros são publicados na página da subprefeitura no Facebook.
ZONA OESTE
Na Subprefeitura Lapa, entre os endereços incluídos nos serviços de lavagem estão: Hospital Albert Einstein (unidades Sumaré e Lapa), Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Hospital São Camilo (unidade Lapa), estações Lapa e Água Branca da CPTM, e o Mercado Municipal da Lapa.
CENTRO
Além das ações de limpeza nas vias e superfícies, a Prefeitura de São Paulo também priorizou a vacinação para pessoas em situação de rua com mais de 60 anos (que estão no grupo de risco e são mais vulneráveis à covid-19).
De acordo com o censo da população em situação de rua, de 2019, são 24.344 pessoas nesta condição na cidade de São Paulo. A maior concentração e circulação fica na região central, sob responsabilidade da Subprefeitura Sé.
Nesta região (onde vivem e circulam 11.048 pessoas em situação de rua), a Secretaria Municipal das Subprefeituras instalou bebedouros públicos, banheiros masculinos e femininos, e 11 pias com água potável para que as pessoas possam fazer a higienização das mãos.
As pias, bebedouros e banheiros estão na Praça da Sé, Praça Ouvidor Pacheco e Silva, Largo São Francisco, Largo Paissandu, Pateo do Colégio, Praça da República, Largo do Arouche, Parque Dom Pedro, Largo General Osório e Praça da Liberdade e Praça Princesa Isabel.
***
https://32xsp.org.br/2020/04/16/subprefeituras-mortes-covid-19/