Ícone do site Agência Mural

Terceira dose da vacina contra Covid-19 já está disponível para os idosos em São Paulo; tire suas dúvidas

Por: Cleberson Santos

Desde o dia 15 de setembro, o Ministério da Saúde autorizou que estados e municípios se organizem para oferecer a terceira dose da vacina contra o novo coronavírus entre os idosos – a chamada dose de reforço. 

O assunto, porém, ainda deixa algumas dúvidas, como por exemplo quem já pode tomar, qual vacina está sendo oferecida e onde estão os postos de vacinação.

A Agência Mural preparou este guia para explicar como está funcionando a oferta da dose de reforço na capital paulista. Confira:

Quem já pode tomar a terceira dose?

A partir de segunda-feira (27), a dose de reforço estará disponível para todos os idosos com mais de 70 anos que tenham tomado a segunda dose ou a dose única há pelo menos seis meses e para os seguintes grupos:

Pessoas com mais de 80 anos que já tenham tomado a segunda dose há pelo menos seis meses podem receber o reforço vacinal @Governo do Estado

Mulheres grávidas podem receber a terceira dose?

Neste momento não, mesmo que seja funcionária de uma instituição que trabalha com idosos ou tenha alto grau de imunossupressão. O mesmo se aplica a puérperas. Apenas quem deu à luz há mais de 45 dias pode receber a dose.

Qual vacina eu tomarei? Coronavac terá terceira dose?

Independentemente de ter sido vacinado com Coronavac, AstraZeneca ou Janssen, a terceira dose em idosos será feita com o imunizante da Pfizer.

Se não houver vacina da Pfizer no dia que eu for à UBS, posso tomar outra?

Sim. A prioridade é para o imunizante da Pfizer, mas caso ele esteja em falta será aplicada a vacina que estiver disponível, independente de qual tenha sido aplicada no primeiro ciclo vacinal.

Por que terei que tomar mais uma dose?

Para reforçar o sistema imunológico contra novas cepas, como a variante Delta, que já é predominante na cidade de São Paulo.

O que preciso levar para tomar a dose de reforço?

A Prefeitura de São Paulo pede que os idosos compareçam com documento de identificação, comprovante de residência e o cartão de vacinação contra a Covid-19.

Onde eu posso tomar a terceira dose?

Todas as UBSs, megapostos, drive-thrus e farmácias parceiras estão oferecendo a terceira dose. É possível consultar os endereços na página Vacina Sampa e no De Olho na Fila, onde também há informações sobre como está a procura em tempo real e qual o imunizante disponível na unidade.

Haverá “xepa” para a terceira dose?

Sim. As doses remanescentes já estão disponíveis para profissionais de saúde com mais de 18 anos que tenham tomado a segunda dose ou a dose única há pelo menos seis meses. Idosos com mais de 60 anos também podem se inscrever na unidade mais próxima. O chamamento será feito conforme a ordem da lista do local.

A primeira dose ainda está disponível?

Sim. Qualquer adolescente entre 12 e 17 anos pode tomar a primeira dose da vacina, tal como qualquer adulto com mais de 18 anos que ainda não tenha se vacinado.

Sair da versão mobile