Ícone do site Agência Mural

Torneio de karatê online movimenta alunos de Guarulhos

Por: Jéssica Souza

Se você, assim como eu, ao ouvir a palavra karatê se lembra do senhor Miyagi (Pat Morita 1932-2005), personagem do filme Karatê Kid, deve ter na memória frases como: “Melhor Karatê está dentro de você. Hora de deixar sair”. 

No filme, ele ensinava o aluno Daniel sobre a importância de ter paciência e a sabedoria na hora de executar os golpes. Em tempos de pandemia, a arte marcial tem sido exemplo para ajudar alunos da Grande São Paulo a ficarem em casa. 

Em Guarulhos, o professor Raimundo Gomes, 46, é quem tem passado esses ensinamentos para alunos das periferias da cidade, mas com aulas online de karatê devido a pandemia do novo coronavírus. 

“Assim que eu cheguei na periferia de Guarulhos, percebi que a minha missão não era apenas dar aulas de karatê para os alunos dos CEUs (Centro de Educação Unificado), mas fazer com que a família daqueles alunos me conhecessem e confiassem em mim”, explica. 

“Consegui manter os alunos perto das aulas, mesmo que virtualmente, por causa da pandemia que estamos enfrentando”. 

Carlos é aluno do CEU e participou do torneio @Arquivo Pessoal

Com a pandemia, as aulas só foram possíveis pela internet. Nos últimos dias, alunos dos CEUs Pimentas e Presidente Dutra participaram de um torneio virtual. 

A competição, a primeira do tipo no município, foi realizada na modalidade kata, uma simulação de luta real onde os alunos executam uma sequência de golpes e defesas.

Conforme a evolução e prática dos katas, os competidores evoluem e praticam movimentos com maiores dificuldades.

A ideia do torneio começou com uma iniciativa de Raimundo, na qual ele gravava vídeo aulas e distribuía pelo WhatsApp para os alunos. 

O torneio seguiu algumas etapas, divididas por categorias, idade e sexo. Os alunos recebiam do professor uma sequência do kata, num grupo de WhatsApp e filmavam os treinos e enviavam numa data pré estabelecida para Raimundo. 

Uma comissão, também formada por alunos, era quem avaliava a melhor sequência apresentada e definia o primeiro, segundo e terceiro lugar. 

Kaique venceu torneio virtual em Guarulhos @Arquivo Pessoal

Kaique Alencar, 13, conquistou o primeiro lugar do torneio na categoria de 12 a 15 anos. “Esse torneio é uma forma de não nos separar do karatê, pois ele reforça um ciclo que temos entre os alunos”, conta. 

“Além disso, as aulas permitem com que eu entenda que o melhor, em tempos de pandemia, é ficar dentro de casa. Treinar e participar do Torneio melhora o meu dia a dia”, ressalta. 

Carlos Nyraj Felix Domigos, 10, também participou do torneio e conquistou o segundo lugar na categoria de 10 a 11 anos. Para ele, a iniciativa fez com que ele não parasse de treinar mesmo em casa. 

“O torneio me incentivou a treinar em casa. As aulas do sensei Raimundo me deixam mais motivado para continuar”, comenta Carlos. 

A mãe dele, Raimunda Leandro Felix, 50, é quem envia os vídeos. “Meu filho, depois que começou a treinar karatê ficou mais calmo, nessa quarentena ajuda a distrair ele dentro de casa”. 

O torneio teve a participação de 62 alunos e 8 árbitros (também alunos) e teve um mês de duração. A última final foi nesta quarta-feira (20).  

Com nove categorias, separadas por idade e sexo, os vencedores ganharam um troféu e um certificado. Além disso, todos os participantes serão contemplados com medalha e certificado.

“Estou fazendo a minha parte para a sociedade com o esporte, quero que todos eles [alunos] se lembrem que tudo o que eu sou hoje é graças ao Karatê”, diz Raimundo. 

Sair da versão mobile