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Moradores cobram melhora no transporte de candidatos em São Bernardo do Campo

Por: Katia Flora e Gabriel Negri

Quem vive no Pós-Balsa, bairro periférico do distrito do Riacho Grande, em São Bernardo do Campo, às vezes prefere atravessar a represa Billings para ir a São Paulo do que ir para o próprio município fazer compras ou buscar serviços de saúde.

Com falta de infraestrutura, intervalos maiores nos ônibus e poucas linhas circulando em bairros como Tatetos, Capivari, Santa Cruz, Taquacetuba e Curucutu, a falta de acesso à cidade é um dos desafios, apesar de ser pouco mencionado pelos candidatos nas eleições 2024. [Veja as propostas abaixo]

A região fica entorno da represa Billings e para chegar no centro da cidade, as pessoas precisam atravessar a balsa João Basso, pegar um ônibus municipal que custa R$ 5,95 (uma das tarifas mais caras da Grande SP), descer no centro do Riacho Grande e fazer a integração. Todo esse trajeto demora cerca de 1 hora e meia para o passageiro chegar no centro de São Bernardo. Mas ainda tem a espera.

Moradora do bairro Taquacetuba há 15 anos, Marilisa Bocardi, 55, conta que, com o orçamento apertado, ela costuma fazer as compras no bairro ou atravessar para a Ilha do Bororé, na zona sul de São Paulo, para economizar.

Marilisa relata que os candidatos a prefeitura de São Bernardo deveriam melhorar o transporte público no Pós-Balsa @Arquivo pessoal/Divulgação

“A gente faz a opção de ir para o Grajaú (extremo sul de SP) que a condução é mais em conta. Gasto R$ 20 e a integração dos ônibus é maior. Em São Bernardo se fosse para o Hospital de Clínicas (bairro Alvarenga) junto com minha mãe passar por consulta, gastaria em média R$ 60” diz.

Marilisa aponta ainda que a frota de ônibus na região foi reduzida no período da pandemia da Covid-19.

‘Antes, em Taquacetuba, o tempo de espera era de 40 minutos. Na pandemia, como não tinha um fluxo de moradores ficou com 1 hora e vinte de espera (horário dos fins de semana) e desde então não tivemos alteração’

Marilisa, moradora de Taquacetuba

Ela fez reclamação na época para o então secretário de transporte que ouviu as demandas, mas não houve retorno.

Ela mobilizou os moradores e fez um abaixo assinado com 300 nomes, em fevereiro deste ano, entregou na subprefeitura do Riacho Grande pedindo a redução dos horários das linhas de ônibus, porém continua aguardando resposta. “Eles ficam nesse jogo de empurra, vai para um, vai para o outro, não resolvem nada”.

Além disso, os moradores ainda enfrentam ônibus sucateados e quebrados que circulam na região e atendem cerca de mil pessoas.

“Todos os dias os ônibus quebram, não tem reposição. Os passageiros descem e continuam o trajeto a pé. Não tem nenhum fiscal quando isso acontece”, lamenta a moradora do Taquacetuba.

No terminal Santa Cruz somente um ônibus fica parado para levar os passageiros aos bairros do Pós Balsa @Marilisa/Divulgação

Além do Pós-Balsa, os desafios do transporte público em São Bernardo do Campo afetam outros bairros periféricos da cidade, como o Jardim Pinheiro, onde a região fica praticamente isolada da cidade. Bairros mais próximos do centro também enfrentam desafios.

Morador do Montanhão, o estudante Fernando Becari, 18, precisa sair de casa duas horas antes para chegar no curso, às 19h, porque o cartão Legal para estudantes funciona apenas a partir das 17h.

Ele pega as linhas 02 e 24 saindo do bairro até o centro e a 15 sentido Rudge Ramos. Como o ônibus só pode ser usado duas horas antes, às vezes chega atrasado na aula.

Além disso, o transporte público sempre apresenta problemas como sujeira no corredor e poltronas manchadas. “As condições da frota variam bastante, além de antigos, são inadequados para os passageiros”, opina o estudante.

A linha 01 Taboão circula na Vila São Pedro, sentido centro de São Bernardo, nos horários de pico trafega lotado @Gabriel Negri/Agência Mural

Becari afirma que não está otimista com as promessas dos candidatos.”Nada muito prático, eles [candidatos] contam histórias. Não tenho nenhuma esperança no próximo prefeito”, lamenta o jovem.

A opinião é parecida com a de Marilisa. Ela destaca que, neste período eleitoral, os cinco prefeituráveis, não foram conversar com os moradores da região.

“As promessas são bem rasas. Eles propõem coisas fantásticas, falam de asfalto nas estradas, mas já foi proposto na gestão do outro prefeito e ainda não chegou. Onde moro no Taquacetuba a rua faz interligação com as balsas e não tem asfalto”, diz ela, esperando que o próximo prefeito eleito não esqueça do Pós-Balsa e que os munícipes sejam ouvidos.

Outro lado

Em nota a prefeitura de São Bernardo afirma, por meio da Secretaria de Concessões e Parcerias, que não houve redução da frota, foram feitas adequações nas linhas para a otimização do atendimento.

A pasta diz ainda que houve baixa demanda em alguns pontos do pós-balsa. Já em relação ao Montanhão o bairro é atendido por diversas linhas do sistema, tendo inclusive a frota adequada para topografia da área, com veículos novos e com maior capacidade.

O que dizem os candidatos sobre mobilidade urbana

Há poucos dias da eleição do dia 6 de outubro, os cinco candidatos a prefeito que disputam a vaga na prefeitura, como o Alex Manente (Cidadania), Flávia Morando (União Brasil), Luiz Fernando (PT), Marcelo Lima (Podemos) e Claudio Donizete (PSTU),sugeriram propostas enxutas para o transporte público.

Somente o candidato Luiz Fernando (PT), propôs rever a tarifa dos ônibus na cidade. No debate que participou da revista Veja.

A Agência Mural fez um levantamento com base nas propostas dos candidatos e o que pretendem fazer durante o mandato referente à mobilidade urbana.

ALEX MANENTE (CIDADANIA)
  • Frota de Ônibus Moderna: Implantar e modernizar a frota de ônibus com a adoção de veículos elétricos, equipados com ar-condicionado e Wi-Fi gratuito, proporcionando mais conforto, eficiência e sustentabilidade. 
  • Transporte Hidroviário: Propor um sistema de transporte hidroviário integrado ao Sistema “Aquático-SP” utilizando a Represa Billings. – Central Semafórica Moderna: incorporando diversas ferramentas para coordenar e otimizar o fluxo de trânsito, atualizado em tempo real, informações do tráfego, redução de gargalos viários, congestionamentos, controle de semáforos inteligentes e suas programações, inclusive com intervenções imediatas para manutenção sincronizando os faróis e otimizando as vias públicas.
CLAUDIO DONIZETE (PSTU)
  • Fim da Privatização: Fim do monopólio das famílias bilionárias!
  • Municipalização de toda gestão, com Conselhos Populares.
  • Tarifa Zero e integração regional entre as cidades do ABC.
FLAVIA MORANDO – UNIÃO BRASIL
  • Pretende continuar a renovação da frota de ônibus municipais. Vamos trocar a frota de ônibus tradicional por ônibus elétricos autônomos.
  • Reestruturar toda a rede de transporte público por meio do Sistema Tronco Alimentar. Ônibus menores nos bairros vão levar passageiros a um ponto de integração, de onde sairá um transporte mais robusto e com maior capacidade. •
  • Propor ao governo do Estado adequar o sistema de transporte intermunicipal.
  • O sistema vai acompanhar as mudanças proporcionadas pelo BRT e pela futura Linha 20 – Rosa do Metrô.
Luiz Fernando (PT)
  • Implantar um sistema de transporte coletivo integrado, física e tarifariamente, garantindo a qualidade e segurança nos deslocamentos Propostas de ação.
  • Reestruturar todo sistema de transporte coletivo municipal, considerando a infraestrutura dos corredores de ônibus já implantados, otimizando e criando linhas troncais de alta capacidade e alimentadoras e estabelecendo ligações entre os terminais e as estações de conexão com os bairros.
MARCELO LIMA (PODEMOS)
  • Promover mais acessibilidade aos bairros Riacho Grande e Pós-Balsa.
  • Realizar estudos a fim de implantar mão-dupla nas embarcações (balsa)
  • Viabilizar a Tarifa Zero nas passagens de ônibus municipais aos domingos. 

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