APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Image

No desafio diário do transporte, moradores das quebradas apostam em diferentes modais

Mobilidade em São Paulo vai de transporte por cavalos a barcos

Por: Sarah Fernandes | Léu Britto

Notícia

Publicado em 05.08.2024 | 17:17 | Alterado em 06.08.2024 | 19:44

Tempo de leitura: 2 min(s)

Todas as manhãs, antes do trabalho, os moradores das periferias planejam seu trajeto. As longas distâncias entre a casa e o local de trabalho são uma das marcas das periferias e das vidas dos trabalhadores das quebradas, que gastam horas no transporte, integrando diferentes modais.

Os destinos são variados, mas as dificuldades são semelhantes por toda Grande São Paulo: insegurança no trânsito, demora dos ônibus, trens e metrôs lotados.

A Agência Mural registrou o vai e vem dos trabalhadores das quebradas, destacando os desafios do cotidiano nesta fotorreportagem.

Custo reduzido, baixo consumo e possibilidade de tabalho fazem das motos um dos veículos mais populares das periferias @Léu Britto/ Agência Mural

São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo, é o distrito da capital paulista onde mais se faz uso de bicicletas @Léu Britto/ Agência Mural

O fluxo é tanto que garagens próximas a estações e pontos de ônibus viram bicicletários privados @Léu Britto/ Agência Mural

São mais de 11 mil viagens diárias com as bikes em São Miguel Paulista, segundo a última pesquisa Origem e Destino do Metrô @Léu Britto/ Agência Mural

Uso de cavalos como tração ainda é uma realidade na Vila Gustavo Correia, em Carapicuíba, região oeste da Grande São Paulo @Léu Britto/ Agência Mural

Após três anúncios de inauguração não realizados, a Prefeitura de São Paulo deu início ao transporte hidroviário em maio deste ano, no extremo sul da capital @Léu Britto/ Agência Mural

O projeto prevê duas embarcações para o transporte de 60 passageiros sentados e acessibilidade para pessoas com deficiência @Léu Britto/ Agência Mural

O Aquático-SP liga o bairro do Cantinho do Céu, no Grajaú, até a região de Mar Paulista, na Pedreira @Léu Britto/ Agência Mural

Ao todo, três sistemas de balsas operam na Grande São Paulo, na zona sul da capital paulista e no município de São Bernardo do Campo @Léu Britto/ Agência Mural

Travessia entre a Ilha do Bororé e o Grajaú, no extremo sul de São Paulo, transporta pelo menos 1,7 mil veículos por mês @Léu Britto/ Agência Mural

O carro ainda é um sonho de consumo nas quebradas; morador da Favela do Fim do Semana, na zona sul de São Paulo, reserva um dia na semana só para cuidar do seu @Léu Britto/ Agência Mural

Veículos particulares são também ferramenta de trabalho e de acesso à cidade no Jardim Duprat, zona sul de São Paulo @Léu Britto/ Agência Mural

A principal ligação entre centro e periferias é o ônibus; só na capital paulista são 11.828 veículos em circulação @Léu Britto/ Agência Mural

Desafios de mobilidade, atrasos e carros cheios marcam dia a dia dos passageiros de ônibus da capital paulista @Léu Britto/ Agência Mural

Na Grande São Paulo, os trens são um dos principais meios de deslocamento, sobretudo para a capital @Léu Britto/ Agência Mural

São, ao todo, 1,6 milhão de passageiros por dia nas cinco linhas CPTM; desde a privatização, duas linhas operadas pela ViaMobilidade @Léu Britto/ Agência Mural

Com 104,4 quilômetros de extenção, rede metoviária não cobre os extremos das periferias de São Paulo @Léu Britto/ Agência Mural

Segundo o Metrô-SP, são pelo menos 4 milhões de passageiros por dia nas seis linhas da rede @Léu Britto/ Agência Mural

receba o melhor da mural no seu e-mail

Sarah Fernandes

Jornalista e geógrafa, com foco em direitos humanos e ambientais. Reúno mais de 10 prêmios de reportagem, entre eles dois Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Atualmente é Editora na Agência Mural.

Léu Britto

Fotojornalista e videomaker. Transitar pelos becos e vielas do mundo amando cada um do seu jeito e maneira de viver. Cofundador do DiCampana Foto Coletivo. Correspondente do Jardim Monte Azul desde 2010.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

receba o melhor da mural no seu email

PUBLICIDADE