Ícone do site Agência Mural

Último episódio da série ‘Crias’ conta história de Ester Carro, a arquiteta das favelas

Arquiteta Esther Carro, de Paraisópolis, aponta questões sobre a proliferação de microapartamentos

Por: Pietra Alcântara

Quando sugeriram que Ester Carro, cria do Jardim Colombo, em Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, estudasse arquitetura na faculdade, ela se surpreendeu. “Nunca tinha ouvido falar de profissionais de arquitetura que vinham da mesma realidade que eu, da favela”, relata.

Hoje, a profissão faz parte da forma como ela é conhecida não só em sua comunidade, mas muito além, ultrapassando até mesmo as fronteiras do Brasil.

A jovem de 28 anos é conhecida por liderar o projeto Fazendinhando, que transformou um lixão em espaço comunitário de lazer e formação de crianças e adultos. O projeto é responsável, dentre outras coisas, por formar mulheres em profissões como eletricistas e pedreiras, que após a formação participam de reformas de casas e espaços do próprio Jardim Colombo.

Conheça melhor a história da “arquiteta da favela” no quinto e último vídeo da série “Crias”. Produzida pela Agência Mural e financiada pelo ICFJ (International Center For Journalists), a série de entrevistas é o resultado final do programa “Digital Video Masterclass Series”.

Assista a playlist completa no canal da Agência Mural, com cinco videorreportagens sobre criadores das quebradas de São Paulo.

Crias

Toda semana, no canal doYouTubedaAgência Murale no Instagram, você conhece um criador das quebradas de São Paulo.

A série de vídeos “Crias” foi realizada com os recursos do programa “Digital Video Masterclass Series”, promovido pela Meta em parceria com o ICFJ (International Center of Journalists). AAgência Muralfoi uma das 15 selecionadas no programa, ao lado de redações como Nonada Jornalismo, SBT e Nexo Jornal.

Ao longo de dois meses, os jornalistas da Agência Mural Jessica Bernardo, Ingrid Fernandes, Pietra Alcântara e Rômulo Cabrera participaram de uma mentoria com Fred Bottrel, chefe de reportagens especiais na TV Globo em Belo Horizonte, para idealizar a construção da série.

Sair da versão mobile