Ícone do site Agência Mural

Vagão de trem vira brinquedoteca em parque de Embu Guaçu

Por: Rubens Rodrigues

Há cinco anos, a dona de casa Marina Muniz, 39, faz questão de levar as filhas gêmeas, Alice e Sofia, 5, ao Parque Ecológico da Várzea, em Embu Guaçu, na Grande São Paulo. Além da desconexão do mundo digital e aproximação com a natureza, um vagão de trem se tornou uma das principais atrações para as filhas nas férias.

“Trago elas para largar do celular, ter mais contato com outras crianças, brincar no playground e aproveitar a brinquedoteca do trem que elas adoram”, conta a moradora da Vila Schunck.

A brinquedoteca funciona dentro de uma locomotiva doada pela Rumo/ALL. Nela, crianças de até 10 anos podem ouvir histórias infantis além de desenhar, pintar e brincar.

Vagão de trem dentro do Parque Ecológico da Várzea @Rubens Rodrigues/Agência Mural

O espaço foi doado pela empresa, pois estava sem uso. A Rumo é responsável pela concessão da malha ferroviária que opera com trens de carga na cidade há mais de 91 anos. O parque está situado ao lado da linha de trem de carga que passa pela cidade, como parte do trajeto entre o Porto de Santos e o interior do estado.

Inicialmente, o vagão serviu de almoxarifado e foi transformado. De acordo com a SEMIL (Secretaria de Meio Ambiente, Logística e Infraestrutura do Estado de São Paulo), o local tornou-se uma brinquedoteca devido ao aumento das atividades e do público infantil.

Em 2024, o parque recebeu 103.270 visitantes, sendo uma média de 8 a 9 mil visitantes mensais. Alguns vem de longe para ver a área.

Manuela Festa, 3, visitou pela primeira vez o espaço com a mãe. Moradora da Vila Matilde, na zona leste da capital paulista, ela veio aproveitar as férias escolares na casa da avó.

Ela brincou, desenhou e ouviu história contada pela monitora do parque. “Aqui é muito legal porque eu posso brincar com a Vandinha (boneca). Eu também fiz um desenho para levar pra minha mamãe”.

Manuela foi com a mãe conhecer o Parque e se divertir com os brinquedos @Rubens Rodrigues/Agência Mural

O público infantil ainda pode aproveitar o playground com balanço, gangorra e um escorregador. Tem a opção de jogar bola no minicampo e também usar a quadra de vôlei.

O auxiliar administrativo Rodrigo do Nascimento, 40, destacou a importância do parque está situado na cidade.

“Não preciso gastar mais de um hora e ter que sair da minha cidade para proporcionar uma diversão para minha filha”, afirma o morador do bairro Valflor, referindo-se aos parques que ficam distante de Embu-Guaçu.

Ponte desativada

Apesar dos elogios, moradores reclamam da desativação de um dos atrativos do parque. Uma ponte de madeira com extensão de 1 km para explorar a fauna e flora da cidade.

Morador há 40 anos de Embu-Guaçu, Rodrigo lembra com nostalgia os tempos que visitou o parque com os colegas da escola. “Era uma atração porque as pessoas ficavam curiosas para saber o que havia no final da ponte, especialmente as crianças”, relembra o assistente administrativo.

Procurada, a secretaria não falou sobre a situação da estrutura.

Rodrigo aproveita o dia de folga para curtir com a filha Rafaela @Rubens Rodrigues/Agência Mural

Inaugurado há 27 anos, o Parque Ecológico da Várzea é o único espaço na cidade constituído pelas várzeas dos rios Embu-Guaçu e Ribeirão Santa Rita, que contribuem com a represa Guarapiranga. É a única área de lazer desse tipo no município.

Além da parte de recreação, o visitante também pode acompanhar exposições permanentes, como um acervo dos resíduos encontrados no Rio Embu-Guaçu e na Represa Guarapiranga dentro do Núcleo de Educação Ambiental.

Há ainda uma exposição de espécies de animais em conservação encontradas na biodiversidade da região como cobras, aranhas, escorpiões, morcegos, entre outros.

O local também possui um viveiro que produz mudas de árvores e que são doadas aos visitantes. A doação é limitada a uma muda por pessoa. Para retirá-la, é preciso fazer um cadastro na administração do parque.

A área de visitação pública conta ainda com quatro quiosques com mesas e bancos para quem deseja fazer um piquenique ou um simples momento de descanso em meio à natureza.

Parque Ecológico Várzea do Embu- Guaçu

Endereço: Rod. José Simões Louro Júnior, 111 – Jardim Valflor

Horário de funcionamento: Terça a domingo, 8h às 17h

Preço: Gratuito

Sair da versão mobile