Ícone do site Agência Mural

Veja em qual situação você deve acionar a subprefeitura do seu bairro

Por: Redação

Subprefeituras oferecem diferentes serviços à população (Magno Borges/32xSP)

É só dar aquele pé d’água para a chuva e o vento forte levarem muitas árvores chão abaixo, para que os córregos transbordem ou até mesmo que o lixo se acumule pela cidade.

Cenas como essas são corriqueiras e se repetem a todo momento, seja por razão do clima ou por irresponsabilidade do próprio cidadão. Quando isso acontece, a quem recorrer? À subprefeitura.

O QUE SÃO AS SUBPREFEITURAS?

Ao todo, a cidade de São Paulo conta 32 subprefeituras, que são responsáveis por atender a reclamações relacionadas a obras e serviços.

A professora de educação física Valéria Santos, 35, moradora do Morumbi, na zona oeste da capital, embora nunca tenha solicitado algum serviço da Subprefeitura Butantã, que abrange a sua região, já presenciou ocorrências costumeiras no bairro onde vive.

“Vejo muitas operações de coleta de árvores caídas e de lixo que é colocado em local inapropriado”, afirma. Essas são algumas entre a série de solicitações que podem ser feitas pela população por telefone, internet ou pessoalmente nas praças de atendimento.

Maurício Piragino, mais conhecido por Xixo, diretor da Escola de Governo e coordenador do Grupo de Trabalho Democracia Participativa, diz que a maior parte das pessoas não conhece as subprefeituras de seus bairros. “Quando se pensa em uma subprefeitura, é preciso pensar no modelo de governança da cidade”, afirma.

Ainda não conhece a subprefeitura do seu bairro ou distrito? Confira aqui a qual delas seu bairro pertence.

Confira os principais meios de atendimento:

Central SP156 (telefone): fornece informações e registra solicitações de serviços públicos municipais, 24 horas por dia e todos os dias da semana. Clique aqui para verificar os assuntos que podem ser esclarecidos e solicitados por meio da Central.

Sistema SAC: dúvidas em geral, pedidos de serviços, obras, fiscalização ou vistorias podem ser encaminhados via Sistema do Serviço de Atendimento ao Cidadão. Preencha o cadastro de sua solicitação aqui.

Praças de Atendimento das Subprefeituras: possibilitam o atendimento presencial para mais de 150 serviços prestados pela Prefeitura. Clique aqui para conhecer os serviços atendidos.

Ouvidoria Geral do Município: no caso de sugestões, elogios ou reclamações sobre a falta de resposta dos canais de atendimento dos órgãos municipais, solução insatisfatória, mau atendimento, ou ainda se entender que seus direitos não foram garantidos, preencha o formulário no link.

Você também pode ligar para a central de atendimento no telefone 156 e escolher a opção 5. Se preferir, dirija-se pessoalmente à Galeria Prestes Maia, s/n, ou à rua Dr. Falcão, nº 69, das 9h às 17h.

Com informações da página da Coordenação das Subprefeituras. Matéria atualizada às 16h26 de 18 de setembro de 2020.

Sair da versão mobile