É só dar aquele pé d’água para a chuva e o vento forte levarem muitas árvores chão abaixo, para que os córregos transbordem ou até mesmo que o lixo se acumule pela cidade.
Cenas como essas são corriqueiras e se repetem a todo momento, seja por razão do clima ou por irresponsabilidade do próprio cidadão. Quando isso acontece, a quem recorrer? À subprefeitura.
O QUE SÃO AS SUBPREFEITURAS?
Ao todo, a cidade de São Paulo conta 32 subprefeituras, que são responsáveis por atender a reclamações relacionadas a obras e serviços.
A professora de educação física Valéria Santos, 35, moradora do Morumbi, na zona oeste da capital, embora nunca tenha solicitado algum serviço da Subprefeitura Butantã, que abrange a sua região, já presenciou ocorrências costumeiras no bairro onde vive.
“Vejo muitas operações de coleta de árvores caídas e de lixo que é colocado em local inapropriado”, afirma. Essas são algumas entre a série de solicitações que podem ser feitas pela população por telefone, internet ou pessoalmente nas praças de atendimento.
Maurício Piragino, mais conhecido por Xixo, diretor da Escola de Governo e coordenador do Grupo de Trabalho Democracia Participativa, diz que a maior parte das pessoas não conhece as subprefeituras de seus bairros. “Quando se pensa em uma subprefeitura, é preciso pensar no modelo de governança da cidade”, afirma.
Ainda não conhece a subprefeitura do seu bairro ou distrito? Confira aqui a qual delas seu bairro pertence.
Confira os principais meios de atendimento:
Central SP156 (telefone): fornece informações e registra solicitações de serviços públicos municipais, 24 horas por dia e todos os dias da semana. Clique aqui para verificar os assuntos que podem ser esclarecidos e solicitados por meio da Central.
Sistema SAC: dúvidas em geral, pedidos de serviços, obras, fiscalização ou vistorias podem ser encaminhados via Sistema do Serviço de Atendimento ao Cidadão. Preencha o cadastro de sua solicitação aqui.
Praças de Atendimento das Subprefeituras: possibilitam o atendimento presencial para mais de 150 serviços prestados pela Prefeitura. Clique aqui para conhecer os serviços atendidos.
Ouvidoria Geral do Município: no caso de sugestões, elogios ou reclamações sobre a falta de resposta dos canais de atendimento dos órgãos municipais, solução insatisfatória, mau atendimento, ou ainda se entender que seus direitos não foram garantidos, preencha o formulário no link.
Você também pode ligar para a central de atendimento no telefone 156 e escolher a opção 5. Se preferir, dirija-se pessoalmente à Galeria Prestes Maia, s/n, ou à rua Dr. Falcão, nº 69, das 9h às 17h.
Com informações da página da Coordenação das Subprefeituras. Matéria atualizada às 16h26 de 18 de setembro de 2020.