Controle dos casos de dengue, fiscalização de locais que vendem comida e até a vacinação gratuita de animais de estimação. Em Mauá, Região Metropolitana de São Paulo, esses serviços são de responsabilidade da Unidade de Vigilância Sanitária.
O equipamento público promove ações de controle sanitário na cidade com profissionais médicos, dentistas, biólogos, veterinários, nutricionistas e farmacêuticos, atuando em três frentes:
- Vigilância ambiental – controle de insetos, ratos, escorpiões, e outros animais perigosos; além de monitorar a vacinação contra raiva para cães e gatos;
- Vigilância sanitária – fiscaliza comércios de alimentos, medicamentos e serviços de saúde para assegurar a qualidade e as condições de higiene;
- Vigilância epidemiológica – controle da vacinação de pessoas e a epidemias, como da dengue.
Epidemias são doenças que atingem um número grande de casos em mais de uma região, cidade, estado ou país.
Fonte: Instituto Butantan
Você pode fazer denúncias ou solicitar vistorias na sua quebrada, ligando para a unidade ou indo pessoalmente até a unidade de Mauá.
Mas fique ligado: qualquer inspeção e visita técnica de autoridade sanitária só pode ser autorizada se o profissional estiver portando crachá de identificação do serviço.
Endereço: Avenida Capitão João, 2301 – Vila Vitória
Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
Telefone: 4512-7838
Fonte: Prefeitura de Mauá

