Desempregadas, as amigas Thaís Junqueira, 31, e Fernanda Moraes, 25, abandonaram a academia para praticar atividades físicas no Parque Lydia Natalizio Diogo, mais conhecido como Parque Vila Prudente, na região leste da capital paulista.
Além de uma área verde, o local também é um equipamento público esportivo com aparelhos, como simuladores de caminhada, alongadores, flexor de pernas, supino reto, entre outros.
Na Subprefeitura da Vila Prudente este é um entre os 20 centros e equipamentos municipais públicos dedicados à prática esportiva. A região é a que tem mais equipamentos públicos esportivos por 10 mil habitantes. Composta pelos distritos de São Lucas e Vila Prudente, juntos eles somam uma população de 244.458 moradores.
“Lá na Manchester [na Vila Carrão] também tem um, mas aqui a estrutura é bem melhor. Os equipamentos são os mesmos, mas aqui a pista é maior”, afirma Thais. “Gosto muito daqui. Se eu pudesse não saía mais da Vila Prudente”, reforça.
Ao lado da amiga, Fernanda, que vive há pouco tempo no bairro, disse que, ao contrário da amiga, ainda não utilizou os aparelhos ao ar livre, mas pratica corrida e exercícios com corda. “Um dos lugares que mais têm área verde é na Vila Prudente”, completa a ex-recepcionista.
Até 2014, no entanto, segundo o Observatório Cidadão, a região encontrava-se abaixo da média da cidade, com 3,30 m² de áreas verdes por habitante. A média de São Paulo é de 8,36 m²/ habitantes.
A poucos passos do Parque Vila Prudente, James Correia, 19, que costuma correr nos dias de folga da padaria onde trabalha como empacotador, aproveitava “o sol frio”, como destacou, ao lado da irmã e da esposa.
Pela primeira vez no parque, o trio de alagoanos que vive na Vila Zelina, bairro do distrito da Vila Prudente, garantiu ter aprovado o local. “Aqui é da hora! Dá para correr porque não tem bagunça de skate (sic)”, pontuou.
Atrás da Vila Prudente, Santo Amaro e Freguesia do Ó também têm o que comemorar quanto à quantidade de espaços esportivos, com 14 locais para 244 mil habitantes, e 22 para 407 mil moradores, respectivamente. Embora acima da média, a Freguesia do Ó reduziu duas unidades no último ano, enquanto Santo Amaro se manteve.
Na contramão, as subprefeituras com menos equipamentos esportivos são Casa Verde/Cachoeirinha, na zona norte, com apenas quatro unidades para pouco mais de 300 mil moradores; a Cidade Ademar, na zona sul, com sete equipamentos para 424 mil habitantes; e a Vila Mariana, na zona sul, com somente seis para 354 mil pessoas.
Foto: Vagner de Alencar