Há nove anos, Itaim Paulista e Ermelino Matarazzo, no extremo leste, amargam a segunda posição no ranking de distritos com mais pessoas socorridas em prontos socorros por ferimentos em acidentes de trânsito.
Segundo dados da Secretaria de Saúde (SMS), de janeiro a outubro, foram 8.829 socorridos na zona leste– 799 no Itaim Paulista e 1.231 em Ermelino Matarazzo. No topo da lista estão Capela do Socorro (1.307) e Jabaquara (1.216 registros), ambos na zona zul.
Os dados fornecidos se referem à plataforma digital Tabnet da SMS, que contabiliza a entrada de pacientes, de todas enfermidades, para fins de controle estatísticos do Sistema de Saúde (SUS). A pesquisa não tem acesso ao número de pessoas que deram entrada em hospitais particulares, nem de óbitos
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Moradores antigos, como o comerciante Carlos Assunção, 58, garantem que problemas como falta de sinalização, faixas de pedestres, semáforos apagados, buracos, falta de iluminação, atenção do motorista e orientação de agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) são algumas das causas frequentes que os expõem a riscos de acidentes.
“Eu já vi incontáveis acidentes, seja de motociclistas, pedestres, motoristas e motoqueiros e até o meu”, afirma MariaFerrari, 50, ambulante que costuma transitar por Ermelino Matarazzo e Itaim Paulista.
Em 2015, ela entrou para o índice de pessoas atropeladas na via Marechal Tito, localizada no bairro de São Miguel Paulista, mas responsável pelo ligamento de áreas como o Itaim Paulista e Itaquaquecetuba.
“Não foi apenas imprudência do motorista. O semáforo estava com problemas. Não tinha nenhum agente da CET. Nós, pedestres, e motoristas, que controlávamos quem passava. Infelizmente, o motorista não me deu passagem e quando vi estava no chão com meu carrinho de doces”, relembra Maria.
Há dois anos, segundo dados compilados da CET, a Marechal Tito, que possui 7,6 km de extensão, entrou para o ranking de avenidas mais letais para pedestres.
Dos 40 acidentes de trânsito, 11 foram de pedestres, perdendo apenas para a Marginal Tietê, com 23,5 km de extensão, que, na época, totalizou 40 mortes– dessas 15 foram por atropelamentos.
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Os moradores chamam atenção também para outras vias como Dr. Assis Ribeiro (em Ermelino Matarazzo) e São Miguel (via que também liga o distrito de Ermelino Matarazzo).
No ano passado, das 90 avenidas do relatório oficial da CET aparecem em destaque como letais para pedestres, a avenida São Miguel ocupa a 18ª posição. Já a Marechal Tito, em comparação ao ano anterior, caiu, e ocupa a 24ª posição; enquanto a rua Dr. Assis Ribeiro fica em 37ª.
FALTA DE MANUTENÇÃO
Desde o primeiro semestre da gestão João Doria (PSDB), os contratos de manutenção dos semáforos foram suspensos pela justiça, por irregularidades no processo de licitação do governo e a CET.
Como forma de amenizar o problema, em abril, a prefeitura abriu um edital para contratar o serviço e dividiu a cidade em três lotes. Mas viu, em junho, o Tribunal de Contas barrar a primeira licitação.
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Após um mês, a prefeitura enviou novos documentos corrigidos, que foram liberados. Mas, dias depois, a multinacional Kapsch entrou com um recurso por ficar de fora do processo, e parcialmente às áreas leste, sul, oeste, e parte do centro, voltaram a ser atingidas com a falta de manutenção.
Em outubro, a empresa que estava em litígio resolveu sair da briga judicial, com a justificativa de que não há mais interesse comercial, porque metade do contrato já foi executado pelas outras empresas.
Em nota enviada ao 32xSP, a CET informou que, durante os seis meses sem manutenção, apenas em julho foi encaminhada uma equipe para a região do Itaim Paulista. Em relação à região do Ermelino Matarazzo, o órgão não se prontificou, e complementou que mutirões serão realizados para resolver o problema.