APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Como tudo começou

A cidade de São Paulo é composta por 96 distritos e faz parte da região metropolitana junto com outras 38 cidades, totalizando uma população de cerca de 22 milhões de pessoas. As periferias, que abrangem aproximadamente 85% da população estimada pelas classes socioeconômicas C, D e E do IBGE, foram negligenciadas pela cobertura jornalística de qualidade. Quando mencionadas, eram frequentemente associadas a atos violentos, estatísticas de pobreza ou eventos culturais isolados.

Para tentar reverter esse cenário, em 24 de novembro de 2010, com o Blog Mural, lançamos o primeiro blog de notícias das periferias de São Paulo, criado com o esforço coletivo de aproximadamente 20 correspondentes locais para oferecer conteúdo exclusivo das áreas não cobertas pelas redações tradicionais. Hospedado na lista de blogs do jornal Folha de S.Paulo, o Mural trocava informações sobre essas áreas invisíveis em troca do reconhecimento e credibilidade no espaço digital. Embora o blog e a parceria tenham encerrado em 2022, desde então, muitas mudanças significativas ocorreram.

Nasce a Agência Mural de Jornalismo das Periferias

Somos uma agência de notícias, de informação e de inteligência sobre as periferias das cidades da Grande São Paulo, periferias que entendemos como essa área geográfica estendida além do “centro” do poder político-econômico paulistano e que alcança os 38 outros municípios da região metropolitana.

Periferias com menos acesso aos direitos. Periferias negligenciadas pela imprensa em geral. Periferias cujas histórias têm menos holofotes. Periferias habitadas também pelos nossos correspondentes locais.

Produzimos e publicamos informações que sejam relevantes, úteis, para que todos possam se sentir parte da mesma realidade e capazes de transformá-la. O jornalismo reencontra-se aqui com sua missão original: o interesse público. E este jornalismo fortalece a possibilidade de uma sociedade realmente democrática.

Sempre que possível, reforçamos o compromisso com a audiência que queremos servir: fazemos jornalismo local sobre, para e pelas periferias, já que o jornalismo que praticamos é feito por jovens profissionais residentes dessas mesmas áreas.

Continuamos acreditando que reduzir as desigualdades de informação impacta diretamente e reduz, ou cria oportunidades para reduzir, as desigualdades desta metrópole.


Quer continuar a conversa?

Apoie, compartilhe a notícia, participe, envolva-se: a Agência Mural é nossa!