APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Rolê

11 festas juninas pelas periferias para você curtir

Image

Por Redação | 21.06.2018

Publicado em 21.06.2018 | 16:48 | Alterado em 22.11.2021 | 15:49

RESUMO

Confira um roteiro da Agência Mural de festas juninas pelas periferias da capital e cidades da Grande São Paulo.

Tempo de leitura: 4 min(s)

De festas juninas tradicionais, com comidas típicas, quentão e vinho quente a eventos que unem os festejos ao samba, vinil, shows ao vivo e outras adaptações. Confira um roteiro da Agência Mural de festas juninas pelas periferias da capital e cidades da Grande São Paulo.

ZONA NORTE

Brasilândia realiza festas com samba 

Na Brasilândia, zona norte de São Paulo, ao menos três festas juninas garantem fechar o mês com animação nos próximos fins de semana. A primeira é a 19ª Festa de São João, São Pedro e Santo Antônio no Quilombo Sambaqui, no dia sábado (23).

O evento, organizado pelo Grupo Sambaqui, começa às 18h, na rua Itambé do Mato Dentro 470, no Jardim Guarani. Na programação, está previsto um cortejo com a Cia. de Moçambique de São Benedito de São Paulo – Cambaiá, com levantamento do mastro e bandeiras, jantar e jongo. Os detalhes estão na página do evento.

Na próxima semana, no dia 30, é a vez da Festa Junina – Arraiá, que terá quadrilha no Espaço Cultural Jardim Damasceno. Comidas típicas, quentão e vinho quente estão garantidos. A festa começa às 16h, na rua Talha Mar, 105 – Jardim Damasceno. Você pode confirmar sua presença no evento.

Outro bairro do distrito, o Jardim Tereza terá uma festa “Julina” na Praça Sete Jovens, promovida pelo Unidos do Abaeté, organizado pela comunidade do Jd. Eliza Maria e Parque Tietê.

A festa será nos fins de semanas dos dias 7, 8, 21 e 22 de julho a partir das 14h. O evento contará com a participação da bateria do Bloco, apresentação do casal de mestre sala e porta bandeira, roda de samba com o grupo Pura Sensação, bingo e barracas com comidas e brincadeiras típicas. A praça fica na rua Pedro Pomar.

Image

Festa na Vila Maria será a 85ª da Paróquia (Sidney Pereira/Agência Mural)

Paróquia comemora 85 anos com quermesse na Vila Maria

No ano em que completa o 85° aniversário de fundação, a Paróquia Nossa Senhora da Candelária, na Vila Maria, promove uma Festa Junina especial. A quermesse, considerada a mais tradicional da região, cresceu e passou a ocupar a praça em frente à Igreja Matriz.

Além dos quitutes juninos, preparados por “chefs” da comunidade, pratos variados, como caldo verde e macarronada, completam o cardápio. Um mini-parque de diversões, com direito a barco viking, garante a alegria da criançada.  Os eventos serão nos dias 23 e 24/6 e 30/6 e 01/7 – das 18h às 22h – Praça Nossa Senhora da Candelária, Vila Maria

Festa no Tremembé vai até dia 1º

A quermesse na Paróquia de São Pedro, no Tremembé, zona norte de São Paulo, terá eventos neste e no próximo fim de semana (23 e 24; 29 e 30) com encerramento no dia 1º de julho. Haverá barracas de comidas típicas e música ao vivo. O evento das 18h às 23h será realizado na rua Maria Amália Lopes Azevedo, 222-A.

Image

Tremembé realiza quermesse até 1 de julho (Paula Rodrigues/Agência Mural) @Paula Rodrigues/Agência Mural

ZONA LESTE

São Miguel tem festa até 15 de julho com bingo

A festa junina da Catedral de São Miguel Arcanjo, no “coração” de São Miguel Paulista, segue todos os sábados e domingos, das 18h às 23h, até 15 de julho.

Com comidas e bebidas na faixa de R$ 5, as barraquinhas espalhadas pela quermesse vendem sopas, bolos recheados, fondue de chocolate, massas, churrasco e vinho quente. Também há espaço para bingo e um alto-falante com músicas e declarações de amor oferecidas pelos visitantes. A catedral fica na rua Padre Aleixo Monteiro Mafra, 11.

ZONA SUL

Coletivo realiza festa com maracatu

O Cita (Cantinho de Integração de Todas as Artes) fará o seu sétimo arraiá em 7 de julho, às 18h,  no Espaço Cultural que é mantido por movimentos culturais e artíticos da zona sul.

A festa terá brincadeiras e comidas típicas, além de maracatu, dança folclórica de origem afro-brasileira. O espaço fica na Rua Aroldo de Azevedo, 20 – Jardim Bom Refúgio (próximo ao terminal de ônibus Campo Limpo). Mais detalhes na página do evento

Image

Quermesse no Tremembé no ano passado (Paula Rodrigues/Agência Mural) @Paula Rodrigues/Agência Mural

GRANDE SÃO PAULO

Mogi realiza o Arraiá da Mariquinha

O Arraiá da Mariquinha chegou a quarta edição em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. O encontro terá entre os dias 21 a 24 de junho mantém a tradição popular com doces típicos, pratos da culinária caipira, quentão, vinho quente, pipoca, e promete brincadeiras para as crianças e adultos.

A ação será no Casarão da Mariquinha. E a programação recheada de coisas bonitas e sempre contando com boa música, e o forró arretado em todas as noites. Informações: (11) 3374 1844

Osasco une festa junina com tradição do vinil

A cultura soundsystem e dos discos de vinil é a a ideia da terceira edição do Arraiá do Som Raiou, organizado pelo grupo Favela Hi-Fi Soundsystem. Serão dois dias de festa, cultura underground e a típica gastronomia da época.

Além da presença de DJs e bandas, haverá uma feira de discos, exposição e cinema. A entrada é gratuita no sábado (23) a partir das 14h. O evento no primeiro dia será no Bar Simões, na avenida dos Autonomistas, 6098, próximo da estação Quitaúna da CPTM. O segundo evento será no Picadeiro Circo Escola, na avenida. Visconde de Nova Granada, 513, no bairro do Km 18.

São Lourenço da Serra e Embu Guaçu preparam festas

Com música ao vivo na sexta-feira (22), sábado (23) e domingo (24), Embu Guaçu terá a festa junina na região do Cipó, na região sudoeste da Grande São Paulo. O evento será às 18h na Praça Henrique Shunk, Cipó-Guaçu. Já em São Lourenço da Serra, município vizinho a Embu, a festa será no sábado (23), a partir das 18h, com danças típicas na Praça 10 de Agosto . 

Cleber Arruda, Eduardo Silva, Karol Coelho, Letícia Marques, Paula Rodrigues, Sidney Pereira, Thalita Monte Santo são correspondentes da Agência Mural

Correspondente de Jova Rural reencontra fontes durante Expo Mural

receba o melhor da mural no seu e-mail

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE