Microbiologista dá dicas importantes para clientes e proprietários de estabelecimentos seguirem durante e depois do momento da compra
Por: Redação
Notícia
Publicado em 02.04.2020 | 19:07 | Alterado em 16.12.2020 | 19:09
Donos de estabelecimentos comerciais que seguem abertos na quarentena por ser considerados serviços essenciais relatam para os ouvintes do “Em Quarentena” os desafios e os cuidados durante a pandemia. E um microbiologista dá dicas tanto para quem vai fazer compras quanto para funcionários e donos de comércios mantidos abertos.
O senhor Thomas Asani, dono de um açougue em Osasco, município da Grande São Paulo, mostrou que está atento aos cuidados para combater o coronavírus.
“Pra todo mundo a situação está assim, a gente precisa manter todo esse processo [de cuidados] para evitar que se agrave mais a situação”. (ouça a partir de 00:50)
Michele, que é dona de um restaurante em Carapicuíba, falou sobre as mudanças que fez para manter seu estabelecimento aberto.
“Nós estamos trabalhando só com delivery. Atendemos algumas empresas e uma delas só trabalhava com self-service, mas estamos mandando marmitex e talheres descartáveis. Eles mudaram todo o quadro de funcionários, dispensaram bastante gente. Nós também estamos trabalhando com metade de nossos funcionários”. (a partir de 01:25)
Ela também falou sobre gastos. “A despesa é a mesma para abrir, mas o retorno é bem menor. As pessoas estão pedindo menos comida. Mas estamos fazendo nossa parte e acatando as ordens do governo. Esperando que tudo isso passe”. (ouça em 01:55)
Bruna Rosa, de Pirituba, na zona noroeste de SP, comentou sobre os cuidados com a higiene. “Estou higienizando sempre as mãos, quando pegamos em dinheiro, passando álcool gel e lavando com água e sabão”. (em 02:29)
O microbiologista Sidcley Lyra deixou algumas dicas sobre importantes cuidados que todos devem seguir no momento e após as compras. “Limpe bem os pacotes e as embalagens de compras com álcool 70 ou, quando não puder, com água e sabão, assim que chegar em casa”. (em 02:57)
Sidcley direcionou, inclusive, dicas para os comerciantes. “A primeira indicação é não ter contato físico entre os funcionários e clientes. A gente sabe que o coronavírus se transmite por gotículas de saliva e pode ser transmitido por apertos de mãos, beijos, abraços e até mesmo durante a fala, se estiver muito próximo”. (em 03:30)
O microbiologista orientou também os funcionários. “É indicado que os funcionários não utilizem adornos, como anel, pulseira e relógio porque isso dificulta a limpeza das mãos. E unhas compridas e postiças devem ser evitadas”. (em 03:59)
Sobre a limpeza como um todo, Lyra fez recomendações. “A gente pode limpar as superfícies e os objetos com álcool 70 ou então com uma solução clorada. Pode ser desinfetante, água sanitária, lysoform ou outro que contenha cloro”. (em 04:33)
Ele ainda apontou cuidados que se deve ter durante o pagamento das compras. “O dinheiro também é um possível meio de contaminação, não só do coronavírus, mas de outras doenças também. O indicado é que se lave as mãos com sabão ou utilize álcool 70 após manusear notas no troco e até mesmo cartão de crédito”. (em 04:48)
Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #08: Estabelecimentos que podem funcionar e os cuidados na hora de ir às compras.
Podcast Em Quarentena
Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias.
O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.
Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]