Conhecido por organizar um dos saraus mais importantes da capital paulista, ele fala sobre como foi se descobrir poeta em episódio do Próxima Parada
Léu Britto/Agência Mural
Por: Redação
Notícia
Publicado em 02.07.2021 | 17:34 | Alterado em 02.07.2021 | 17:49
“Eu tive que andar pelo mundo para olhar minha quebrada de fora”. O poeta Sérgio Vaz conta que, enquanto crescia no Jardim Guarujá, bairro da zona sul de São Paulo, teve uma infância simples, baseada na leitura e no futebol de rua.
Para se entender como poeta periférico, teve que olhar o seu território de fora para enxergar o próprio contexto. “Foi onde eu aprendi a gostar de poesia. Por causa do hip hop, da MPB e da Maria Carolina de Jesus”, explica ele. Criador do Cooperifa, um dos saraus mais importantes da capital, em 2001, Sérgio Vaz foi o entrevistado desta sexta-feira (2) no Próxima Parada.
Ele fala da carreira, das perspectivas de futuro e dos desafios das periferias. E ainda como a literatura está alinhada ao combate à fome, racismo, homofobia, pobreza e desemprego. Ouça o episódio completo:
PRÓXIMA PARADA
Parceria entre a Agência Mural e o Spotify, o Próxima Parada conta com a colaboração de jornalistas vindos dos bairros periféricos da Grande São Paulo. Para ouvir o episódio, basta clicar no link do programa e se cadastrar gratuitamente no aplicativo.
De segunda a sexta-feira, sempre no final da tarde, Ana Beatriz Felicio e Rômulo Cabrera contam histórias, analisam fatos e apontam possíveis soluções para as demandas das quebradas. A produção é de Gabriela Carvalho, com edição de som de Pammela Gentil e coordenação de Vagner de Alencar.
Serviço:
Livros de Sérgio Vaz podem adquiridos no site Pensamentos Vadios.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]