Em agosto foi publicada na Folha de S. Paulo, a matéria ‘Com vãos até 4 vezes maiores do que o ideal, CPTM tem mil quedas em 1 ano’, apurada pelos correspondentes da Agência Mural. A reportagem ganhou repercussão e virou uma outra matéria no Bom dia Brasil, G1, Jornal Agora, entre outros veículos. Além disso, no mês de outubro saiu a lista dos 28 trabalhos jornalísticos finalistas do 1º Prêmio ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos) de Jornalismo, no qual a reportagem ficou entre as 13 finalistas na categoria Mídia Digital.
O Prêmio selecionou matérias que valorizassem a atividade jornalística, como a importância da reportagem para a sociedade, a qualidade editorial, a apuração dos fatos, contextualização, isenção e criatividade.
A reportagem foi resultado de um trabalho conjunto entre os muralistas: Jéssica Moreira (Perus), Karina Oliveira (Vila Ayrosa), Lucas Landin (Itaquaquecetuba), Lucas Veloso (Guaianases), Paulo Talarico (Osasco), Priscila Pacheco (Grajaú), Rafael Balago (Pirituba) e Tamiris Gomes (Poá).
Após a reportagem, a CPTM anunciou que iria resolver o problema dos enormes vãos entre o trem e a plataforma em 30 dias. A Agência Mural está acompanhando e já verificou atrasos. Confira na matéria publicada no Blog Mural “CPTM atrasa prazo para arrumar vãos na Luz e coloca degrau de madeira em Mogi”.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]