Avenida Marechal Tito, que liga os distritos de São Miguel e Itaim Paulista, no extremo leste da capital paulista, ainda está incompleta
Por: Redação
Publicado em 14.03.2018 | 13:14 | Alterado em 14.03.2018 | 13:14
Na última quinta (1), a Prefeitura de São Paulo começou a segunda fase do programa Asfalto Novo, uma das bandeiras da gestão João Doria (PSDB), que prevê a recuperação asfáltica de ruas e avenidas na cidade. Porém, a avenida Marechal Tito, que liga os distritos de São Miguel Paulista e Itaim Paulista, no extremo leste, pioneira a ser recapeada pelo programa, ainda não está completa.
Em novembro, foi recapeado o trecho da via que liga a praça do Forró à avenida José Aristodemo Pinotti, em São Miguel Paulista. Já a segunda fase se deu em janeiro, recuperando o trecho entre as avenidas Ivoturucaia e Dr. Décio de Toledo Leite, no Itaim. Essa última fase ainda não possui pintura de sinalização, como faixas de pedestres.
“Medo de atravessar eu tenho, mas fazer o quê?”, lamenta o pintor Airton Machado da Silva, 43. Ele é um dos muitos pedestres que atravessam a via para acessar a estação Jardim Romano da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). No local, não há faixa de pedestres nem agentes de trânsito.
“Essa avenida é perigosa. Eu sempre percebo acidente aqui. Isso porque aqui tinha faixa, agora pode até aumentar”, conta o mecânico Maciel Silva, 57, que trabalha em uma borracharia na avenida.
LEIA MAIS: Prefeito regional de São Miguel promete melhorar segurança de pedestres
A percepção de Maciel está certa: a Marechal Tito é a avenida mais letal para pedestres em São Paulo. Segundo a CET, 73% dos óbitos por acidente de trânsito na via em 2014 envolveram pedestres. O índice médio da cidade é de 30% a 50%.
“Tem um tempo que está sem faixa já, né? Ficaria todo esse tempo sem asfalto para os carros passarem? Parece que ninguém respeita o pedestre não”, lamenta a estudante Mariana Marques, 26.
Por telefone, a Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais informou que as obras na Marechal Tito estão dentro do prazo e serão concluídas até o fim de março.
A segunda fase do programa Asfalto Novo tem previsão de término em 30 de junho. Ao todo, serão investidos R$ 350 milhões para recapear mais de três milhões de metros quadrados de vias nas 32 prefeituras regionais. Deste total, R$ 210 milhões são provenientes do Fundo de Multas, R$ 100 milhões do Tesouro Municipal e R$ 40 milhões da SPTrans.
***
http://32xsp.org.br/2017/11/24/zona-leste-ocupa-segundo-lugar-em-socorridos-por-acidentes-de-transito/
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]