Na capital, as doses estão sendo aplicadas em escolas e estabelecimentos de ensino; confira os detalhes
Por: Redação
Publicado em 20.04.2021 | 19:39 | Alterado em 20.04.2021 | 19:39
A campanha da gripe (influenza) de 2021 começou na segunda-feira (12) e deve se estender até 9 de julho. De acordo com o governo do estado de São Paulo, a expectativa é atingir uma cobertura mínima de 90% entre 18,5 milhões de pessoas.
Na capital, para evitar conflitos com a imunização contra a Covid-19, as doses estão sendo aplicadas em postos montados em escolas e estabelecimentos de ensino, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os endereços podem ser consultados aqui.
De acordo com especialistas, tomar a vacina contra a influenza é fundamental, principalmente neste momento de pandemia. A imunização ajuda a diminuir os sintomas mais fortes da gripe e a necessidade de ida à rede de saúde.
A campanha de vacinação contra a gripe será divida em três fases. Confira abaixo as datas e quem poderá receber a vacina pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
FASE 1
Início: 12/04
Público: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias do parto), povos indígenas e trabalhadores da saúde.
FASE 2
Início: 11/05
Público: idosos com 60 anos ou mais e os professores das escolas públicas e privadas.
FASE 3
Início: 09/06
Público: pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros (urbano e de longo curso), caminhoneiros, portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
ATENÇÃO
Quem estiver no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19 deve tomar primeiro o imunizante contra o coronavírus e respeitar um intervalo mínimo de 14 dias para receber a vacina contra a gripe.
De acordo com o governo do estado, os pacientes que forem tomar a vacina da gripe passarão por uma triagem e se apresentarem sintomas respiratórios, tosse ou coriza, poderão ser vacinados, com a orientação de procurar um serviço de saúde.
Já aqueles que estiverem com febre ou mau estado geral, além de serem orientados a procurar um serviço de saúde, terão a vacina reprogramada até a melhora do quadro.
SERVIÇO:
Campanha Municipal de Vacinação Contra Influenza 2021
De segunda a sexta, das 8h às 17h
Os postos para vacinação contra a gripe estão montados exclusivamente em escolas e equipamentos de ensino. Clique aqui para acessar os endereços.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]