Benefício é destinado a pessoas com deficiência e idosos e difere da aposentadoria
Léu Britto/Agência Mural
Por: Jacqueline Maria da Silva
Notícia
Publicado em 25.10.2024 | 16:53 | Alterado em 25.10.2024 | 16:53
O BPC é o Benefício de Prestação Continuada. Ele foi criado pela Loas, Lei Orgânica da Assistência Social, em 1993, e tem sido um importante mecanismo para garantir renda para pessoas nas periferias. Ele é um benefício de transferência de renda, que paga um salário mínimo para idosos acima de 65 anos e pessoas com alguns tipos de deficiência (PCD) ou doenças, em qualquer idade.
Trata-se de um benefício de assistência social para amparar pessoas que não têm condições de prover o próprio sustento. Ele é diferente da aposentadoria, que é um benefício para quem contribuiu com INSS durante o tempo de trabalho.
Família ou indivíduo com renda mensal por pessoa igual ou menor a ¼ do salário mínimo
Cadastrado no Cad Único Nacionalidade brasileira ou portuguesa
Não receber aposentadoria
O pedido é feito pelo INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), em uma Agência da Previdência Social, pelo site ou app “Meu INSS” ou pelo telefone, no número 135. Todo processo é gratuito.
As pessoas com doenças ou deficiências precisarão passar por uma perícia médica agendada no próprio app quando feita a solicitação do benefício.No dia do exame, o pedido pode ser aceito (deferido) ou negado (indeferido).
Caso seja negado, é possível entrar com recurso no próprio INSS em até 30 dias da resposta.
Quem recebe o Loas não está impedido de receber outros benefícios assistenciais como o Bolsa Família, vale gás e até tarifa social de energia.
Mas atenção: o benefício precisa ser renovado a cada dois anos. Caso haja falecimento ou INSS verifique que não há mais requisitos para recebimento, o BCP deixará de ser pago.
Procure um Centro de Referência em Assistência Social da sua região para mais informações.
Jornalista formada pela Uninove. Capricorniana raiz. Poetisa. Ama natureza e as pessoas. Adora passear. Quer mudar o mundo e tornar o planeta um lugar melhor por meio da comunicação. Correspondente de Cidade Ademar desde 2021. Em agosto de 2023, passou a fazer parte da Report For The World, programa desenvolvido pela The GroundTruth Project.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]