Saiba como se inscrever no programa de financiamento para o ensino superior
Por: Redação
Notícia
Publicado em 04.02.2025 | 12:19 | Alterado em 04.02.2025 | 12:21
Uma opção para quem busca o ensino superior, mas tem dificuldade para pagar as mensalidades da universidade o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) abriu inscrições nesta terça-feira (4) e o período vai até sexta-feira (7). Neste momento, as vagas são para quem pretende estudar no primeiro semestre de 2025.
Para se candidatar, é preciso acessar o portal Fies Seleção, por meio do site Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do MEC (Ministério da Educação). Os resultados serão divulgados no dia 18 de fevereiro e, ao todo, serão 67 mil vagas.
O programa permite o financiamento parcial (50%) ou total do valor das mensalidades, com o pagamento sendo feito após o término do curso.
Metade das oportunidades deste ano são para para o Fies Social, focado em estudantes de baixa renda, muitos com origem nas periferias. No caso, são aqueles que ganham meio salário mínimo por pessoa na família. Além disso, é preciso estar cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).
Após a divulgação no dia 18, os classificados passarão ainda por uma segunda etapa nos dias 19 e 21 para confirmar as informações. Só depois dessa fase, o financiamento será aprovado. Os que não passarem, ficarão automaticamente na lista de espera e haverá novas seleções entre 25 de fevereiro e 9 de abril.
Criado em 2001, o Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]