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Agência de Jornalismo das periferias

Léu Britto/ Agência Mural

Por: Redação

Notícia

Publicado em 02.09.2025 | 15:15 | Alterado em 04.08.2025 | 16:51

Tempo de leitura: 2 min(s)

Já ouviu falar que existem várias cidades dentro de São Paulo? E se todas elas fossem gerenciadas só na prefeitura? Bom, no mínimo ia ficar difícil dar conta de todas as demandas dos moradores de cada bairro, principalmente devido ao tamanho, aos desafios e à quantidade de gente que vive nos distritos da capital paulista.

Para atender cada “cidade” que forma São Paulo, em 2002, a então prefeita Marta Suplicy, na época do PT, sancionou a Lei Municipal 13.399, que criou 32 subprefeituras na capital paulista. Assim, foram criados novos órgãos de atuação local, que passaram a administrar diretamente microrregiões, fazendo a ponte do bairro com a prefeitura.

Mas por que só 32 subprefeituras se São Paulo tem 96 distritos? Uma subprefeitura pode ser responsável por mais de um distrito da capital, como a subprefeitura do Itaim Paulista, que tem sob sua gerência os distritos de Itaim Paulista e Vila Curuçá, que juntos somam 345 mil pessoas.

Fachada da subprefeitura do Itaim Paulista-Vila Curuçá @Léu Britto/ Agência Mural

O que faz a subprefeitura do Itaim Paulista?

De modo geral, o papel da subprefeitura é o mesmo da prefeitura: executar as leis, os programas e o orçamento destinado àquela região. Além disso, deve zelar pelo espaço público e pelos equipamentos do local.

O atual subprefeito da região é Guilherme Bahia Henriques. Um ponto de atenção: eles não são eleitos, e sim nomeados pelo prefeito a cada gestão.

Assim como a prefeitura possui Secretarias e secretários, que auxiliam na implantação de políticas públicas, as subprefeituras contam com as supervisões e coordenadorias.

Esse pessoal todo precisa ter uma relação direta com a comunidade onde está, afinal eles são os responsáveis por atender às demandas da população. E olha só quanta coisa dá para fazer na subprefeitura do Itaim:

  • Solicitações ao poder público
  • Reclamações sobre diferentes áreas da prefeitura
  • Solucionar problemas fiscais
  • Cobrar por zeladoria do distrito, incluindo conserto de equipamentos públicos, tapa buracos, poda de árvores e limpeza de ruas e praças
  • Emissão de alvarás e licenças
  • Autorização para realizar eventos em locais públicos
  • Consulta de processos 

Agora só falta chegar junto e fazer seu papel de cidadão cobrando as melhorias. Se liga no endereço da subprefeitura do Itaim Paulista.

Subprefeitura Itaim Paulista

Endereço: Av. Marechal Tito, 3012 – Itaim Paulista

Como chegar: A 7 minutos andando da estação Jardim Helena – Vila Mara. Descer na estação e seguir pela Rua Gonçalo do Rio das Pedras, virar à esquerda na Avenida Marechal Tito até o número do estabelecimento. 

Atendimento: De segunda a sexta, das 8h às 17 horas

Telefone: 2572-5400

Fonte: Lei Municipal 13.399/2002, subprefeitura do Itaim Paulista e Prefeitura de São Paulo

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