Reprodução
Por: Redação
Notícia
Publicado em 09.09.2025 | 20:14 | Alterado em 10.09.2025 | 18:24
Com as mudanças climáticas, eventos extremos podem ficar mais comuns, inclusive a incidência de queimadas e incêndios. A Agência Mural separou algumas dicas práticas e essenciais para garantir segurança.
Mas antes, vale lembrar: as causas dos incêndios podem ser várias, desde descarte inadequado de bitucas de cigarro, raios, problemas elétricos (curtos-circuitos e sobrecargas), uso inadequado de chamas (velas acesas, cigarros mal apagados) e até mesmo vazamentos de gás e armazenamento inadequado de produtos inflamáveis. Temperaturas elevadas e baixa umidade agravam os casos.
Confira as orientações para situações de emergência:
Priorize sua segurança e das demais pessoas: evacue o local e não se arrisque para salvar pertences e bens materiais
Quando estiver em uma distância segura, acione o Corpo de Bombeiros ligando para 193. Também é possível chamar a Defesa Civil, no número 199. Em caso de feridos, ligue para o SAMU no 192
Ao telefonar, mantenha a calma para passar todas as informações necessárias. É preciso saber o endereço correto e informar se há vítimas no local, para que a equipe consiga dimensionar o nível de gravidade do incêndio
Em locais com muita fumaça, cubra a boca e nariz para se proteger do calor
Não deixe de avisar pessoas próximas à área de queimada, para que todos evacuem a área
Se você estiver em um prédio, jamais use os elevadores, desça de escada
Caso esteja utilizando sapatos escorregadios ou saltos, retire-os e ande descalço para não perder mobilidade
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]