Silvia Duarte/ Divulgação
Por: Redação
Notícia
Publicado em 28.10.2025 | 11:00 | Alterado em 30.10.2025 | 15:27
Com apenas três centímetros de comprimento, o caranguejo-de-rio é uma espécie única no planeta, que tem como habitat o município de Mauá, no ABC Paulista. Foram anos de pesquisas morfológicas e genéticas até que, outubro de 2025, o caranguejo se transformou em uma das descobertas mais relevantes da biologia, publicada na Revista Zoological.
Ele foi encontrado por acaso em 2015, por um grupo de espeleólogos – pesquisadores de grutas e cavernas – no Parque Ecológico da Gruta de Santa Luzia. Os especialistas faziam um levantamento topográfico para estudo e proteção do local, que abriga seis nascentes do Rio Tamanduateí. Por isso, a nova espécie recebeu o nome científico de Aegla tamanduateí.
A expedição reunia os especialistas Ericson Cernawsky Igual e Carlos Eduardo Martins, do Grupo Pierre Martin de Espeleologia (GPME), que indicaram a descoberta ao professor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), Sergio Bueno. Ele foi o responsável por apresentar a nova espécie à comunidade científica.

Ericson Igual explica que a presença do caranguejo “demonstra a qualidade ambiental” do parque, mas que “sua sobrevivência depende totalmente da preservação local”, como frisou em entrevista à prefeitura de Mauá. Segundo o espeleólogo, as cavernas em granito, como a Gruta Santa Luzia, possuem ecossistemas raros e pouco estudados, com uma imensa biodiversidade ameaçada pela expansão urbana e poluição.
“Se não existisse o parque e o crescimento urbano avançasse na nascente, muito provavelmente a gente não teria mais essaAegla, que já tem uma população muito pequena de indivíduos”
Ericson, à prefeitura de Mauá
Os estudos do Grupo Pierre Martin de Espeleologia na Gruta de Santa Luzia fazem parte do projeto Inventário do Patrimônio Espeleológico da Grande SP, que visa levantar a ocorrência de cavernas e grutas na região. Já são pelo menos 50.
*Informações da Prefeitura de Mauá
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]