Léu Britto/ Agência Mural
Por: Redação
Notícia
Publicado em 31.10.2025 | 12:42 | Alterado em 31.10.2025 | 12:42
Estamos há um pé de 2026 e com o novo ano chegam também os impostos anuais. O IPTU, Imposto Predial e Territorial Urbano, é um deles e a pergunta que fica para quem mora em Guarulhos é: de quanto será o reajuste?
A prefeitura do município da Grande São Paulo promete que nenhum. O projeto de lei Lei 250/2025, aprovado em julho deste ano, prevê o congelamento do valor do tributo para 2026.
Se o cenário se concretizar, a cidade seguirá para seu 10º ano sem aumento no tributo. Com isso, apenas os imóveis que tiverem novas áreas construídas terão correção pela inflação.
O IPTU é um tributo municipal calculado a partir de uma porcentagem do valor venal do imóvel – geralmente de 1% a 2%. O valor venal é a estimativa de quanto vale a propriedade.
Além do congelamento no aumento do IPTU 2026, o projeto prevê desconto para quem mantém os tributos em dia e isenção de cinco anos para aposentados e pensionistas e beneficiários do LOAs.
Fonte: GRU Diário, Prefeitura de Guarulhos e Guarulhos Hoje
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]