Confira as principais dicas da Agência Mural para curtir pelas periferias de São Paulo e da Grande SP
Por: André Santos
Notícia
Publicado em 08.08.2019 | 15:08 | Alterado em 15.08.2019 | 11:20
Confira as principais dicas da Agência Mural para curtir pelas periferias de São Paulo e da Grande SP
Tempo de leitura: 4 min(s)Tem artista centenário sendo homenageado, rap indígena, sarau comemorando aniversário e uma feira de produtos orgânicos.
A única coisa que não tem é desculpa para você não se ligar na lista da Agência Mural. Vem com a gente:
ZONA NORTE
Centenário de Jackson do Pandeiro – Bairro do Limão
SP Forró e CTN se juntam para realizar a maior homenagem ao centenário de Jackson do Pandeiro em São Paulo. O evento contará com shows de grandes nomes do forró pé de serra como Trio Nordestino e Trio Sabiá. Nascido em Alagoa Grande, na Paraíba, Jackson ficou conhecido como o rei do ritmo, pela musicalidade marcante e o jeito peculiar de cantar repicado.
Quando: Domingo (11), às 12h.
Onde: Centro de Tradições Nordestinas, Rua Jacofer, 615
Quanto: Gratuito
Feira Agroecológica – Parada Inglesa
Com frutas e hortaliças livres de agrotóxicos, a feira traz alimentos cultivados por trabalhadores rurais sem terra no chamado cinturão verde da zona norte de São Paulo.
Quando: Domingo (11), às 11h.
Onde: Sesc Santana, R.Luís Dumont Villares, 579
Quanto: Gratuito
Com pipoca gratuita, a Jova Rural terá a exibição de videoclipes apresentados e dirigidos por Igor Almeida, mais o lançamento do videoclipe “Tamo na Fé”, produzido pelo coletivo Gueto Cine. A discotecagem fica por conta do Dj Batata Killa, show com Bruna Muniz, Dávila e Cruz e muito mais.
Quando: Sábado (10) às 18h
Onde: (Final da) Rua José Milton Barbosa
Quanto: Gratuito
ZONA SUL
Seis anos de Sarau Clamarte – Jd dos Lagos
No mês de agosto o sarau Clamarte completa 6 anos de atividades. Para comemorar, haverá música ao vivo com Dan Silva & Banda, a exposição Residente Metal-Morfose, e espaço livre para todas as manifestações culturais e artísticas. O evento contará ainda com o lançamento do livro “Parem de Nos Matar” de Cidinha da Silva.
Quando: Sexta-feira (9), às 20h.
Onde: Rua Professor Otávio Guimarães 393
Quanto: Gratuito
Lírica MC & Oz Guarani – Parelheiros
Integrante do coletivo Grajaminas, a indígena Lilian Cunha, mais conhecida como Lírica MC, é moradora do Grajaú. A cantora participa do show ao lado do grupo de rap Oz Guarani, que canta sobre as dificuldades sofridas por jovens indígenas da etnia guarani em São Paulo.
Quando: Domingo (11), às 18h.
Onde: Casa de Cultura de Parelheiros, Rua Nazle Mauad Lutfi, 169
Quanto: Gratuito
ZONA LESTE
Sarau Ermelino Ocupa – Ermelino Matarazzo
O microfone ficará aberto para intervenções artísticas: poesias, contos, contação de história, dança, performance, música. O evento terá como convidado o escritor Kawan Oliveira, que lança o primeiro livro “O Retorno da Fênix”.
Quando: Sábado (10), às 19h.
Onde: Ocupação Cultural Mateus Santos. Av. Paranaguá, 1633
Quanto: Gratuito
O “Ninguém Lê” surge de uma conversa e uma preocupação sobre o movimento de saraus e literatura periférica, marginal e independente. Muitos livros são lançados, mas estão sendo lidos? A ideia é escolher uma obra de um autor das periferias a cada mês para ler e discutir o tema numa roda de conversa. Essa edição discutirá a obra de Mariana Felix, slamer e poeta.
Quando: Domingo (11), às 14h.
Onde: Casa de Cultura Raul Seixas, Rua Murmúrios da Tarde, 211
Quanto: Gratuito
ZONA OESTE
7ª Mostra Bagaceira – Butantã (Jd. Guarau)
O festival chega a sétima edição e traz apresentações circenses, musicais, teatrais e de ginástica. Os destaques ficam por conta das intervenções da companhia Engenho Teatral e da Ginástica do Guaraú.
Quando: Sábado e Domingo (10 e 11), às 16h30.
Onde: Rua Reverendo Jorge Bertolasso Stella 200
Quanto: Gratuito
Coco pra Yemanjá – Juremas – Butantã
O coletivo Juremas apresenta o show “Coco para Iemanjá e batuque para as Ayabás”. Unidas pelos tambores, o grupo busca fortalecer a cena das mulheres na música.
Quando: Sexta-Feira (9), às 20h.
Onde: Centro Cultural Butantã, Av. Corifeu de Azevedo Marques, 1882
Quanto: R$10
CENTRO
Samba Bom é um projeto cultural que reúne as duas consagradas Rodas de Samba de São Paulo: Terreirão SP & SSL (Segunda Sem Lei). A abertura terá o grupo Samba da Villa. O evento conta também com a tradicional feijoada do Camisa Verde Branco, sob o comando do Chef Marco Santos do Tempero de Batuque, a partir das 13h.
Quando: Sábado (10), às 13h.
Onde: Quadra Camisa Verde e Branco, Rua James Holland, 663
Quanto: R$ 10 (antecipado)
Sarau da Cooperifa na Biblioteca Mário de Andrade
Movimento cultural que transformou um bar em centro cultural na periferia de São Paulo, este sarau se tornou pioneiro na disseminação da poesia que nasce nas periferias.
Quando: Sábado (10), às 16h.
Onde: Biblioteca Mário de Andrade, Rua da Consolação, 94
Quanto: Gratuito
GRANDE SÃO PAULO
Festival Raquel Trindade – Embu das Artes
Festival que comemora o aniversário da escritora Raquel Trindade, que morreu em 2018. Este ano será especialmente voltado ao Maracatu, brincadeira preferida de Raquel, coincidindo com o dia do Maracatu no primeiro de agosto. Apresentação de diversos grupos de maracatu, carimbó, capoeira e samba de roda.
Quando: Sábado (10), às 10h.
Onde: Teatro Popular Solano Trindade, Rua São Paulo, 176 – Vila Sílvia
Quanto: Gratuito
9ª Edição da TaboAfro – Especial Baile Black – Taboão da Serra
Para essa edição os organizadores da TaboAfro, preparam um grande baile ao ar livre, que contará com música black, samba rock, apresentação de grupos de passinho, aula de samba rock, feira de produtos artesanais de moda masculina e feminina, área de alimentação e espaço kids.
Quando: Sábado (10) às 11h.
Onde: Parque da Hortências, Praça Miguel Ortega, 500
Quanto: Gratuito
Jornalista, entusiasta do carnaval, do futebol de várzea, de bares e cultivador assíduo da sua baianidade nagô! Correspondente do Jardim Fontalis desde 2017.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]