APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Em São Bernardo, delivery aposta em lanches artesanais inspirados na Espanha

Apaixonado pelos temperos e a cultura espanhola, o empreendedor da periferia de São Bernardo do Campo busca inovar na gastronomia

Image

Kátia Flora/Agência Mural

Por: Katia Flora

Notícia

Publicado em 23.11.2020 | 14:50 | Alterado em 22.11.2021 | 15:49

Tempo de leitura: 3 min(s)

Admirador da culinária espanhola, o chef de cozinha José Augusto de Oliveira Filho, 37 anos, mais conhecido como Augusto Pierry, se considera um amante da gastronomia.

Morador do Jardim Calux, em São Bernardo do Campo, Pierry teve o primeiro contato prático com a cozinha na adolescência, aos 12 anos, quando passava o dia na casa da avó materna e a ajudava a preparar refeições. Naquela época, aprendeu a preparar bolos de laranja, fubá e chocolate.

Aos 18 anos, conseguiu um emprego como ajudante de serviços gerais em uma cozinha industrial e, sempre que conseguia, observava o preparo das refeições.

“Gostava de sentir os aromas das comidas e analisar as misturas dos temperos. Porém, o que me fascinava era a agilidade do cozinheiro na hora de cortar os alimentos”, explica.

Image

Augusto Pierry, chef de cozinha @Arquivo Pessoal

Autônomo desde 2015, ele organizava festas, casamentos e feijoadas aos fins de semana em eventos da região, como futebol de várzea e rodas de samba. Mas, sem as comemorações e encontros presenciais devido à pandemia do coronavírus, precisou reinventar suas receitas.

Assim, o empreendedor teve a ideia de criar o Pierry Delivery, com dois lanches artesanais que ele prepara na cozinha de casa: o Porco Pizza, feito de pernil, e o El Toro, com carne de costela desfiada.

A invenção veio depois que Pierry foi a um evento, em 2019, e viu um porco na brasa. “O leitão estava assando, forrado com recheio de queijo, bacon e tomate. As pessoas comiam e falavam ‘o porco pizza’. Fiquei com essa ideia na cabeça e criei o lanche”, comenta.

O prato é servido no pão francês crocante redondo recheado com uma porção de  pernil desfiado e bem temperado, acompanhado da textura cremosa da pasta de alho com repolho fatiado, alface americana, molho barbecue caseiro, queijo prato e farofinha. Um lanche grande e saboroso, tem a carne bem suculento e que, junto com o queijo derretido, formam um aroma formidável.

Image

El Toro é um dos principais lanches do espaço @Kátia Flora/Agência Mural

O segundo lanche, El Toro, retrata o famoso evento de tourada na Espanha, que o empreendedor gosta de assistir nos filmes. Com pão francês e costela assada e fatiada, a refeição recebe ainda maionese defumada, alface americana e creme de dois queijos (requeijão e parmesão) reduzidos na cerveja. A mistura da carne com a couve crispy fica crocante e apetitosa.

O chef conquistou a vizinhança por causa do cheiro bom que exalava no ar, vindo da carne temperada com ervas frescas. Na porta da casa, não tem placa de divulgação, mas ele faz a propaganda nas redes sociais. “Os vizinhos passavam e elogiavam o aroma gostoso. Alguns, um pouco mais curiosos, perguntavam: o que você está preparando?”, conta alegre.

Dessa forma, de “boca a boca”, o chef foi adquirindo clientes no bairro, amigos e indicação de outras pessoas. O público dele é formado por jovens e famílias que, nos fins de semana, optam por comer pratos rápidos.

Além dos lanches, Pierry também faz sobremesas. O destaque são as fatias húngaras, pãezinhos doces cortados no formato de caracóis e recheados com coco ralado. A massa, leve e macia, fica úmida por causa do recheio. Com 12 unidades, está disponível nos sabores tradicional com coco ou com cobertura de chocolate.

O empreendedor quer investir mais no ramo de pratos rápidos e está desenvolvendo mais dois lanches, também inspirados na culinária espanhola. Pierry prioriza no atendimento com os clientes do bairro e da região, o tratamento pessoal, e diz que “a empatia é a chave do empreendedorismo”.

Costuma colocar no pacote dos lanches, frases como “obrigado pela preferência” e “bom apetite”. Isso tem gerado elogios quando os clientes retornam e novas indicações.

SERVIÇO

Pierry Delivery
Endereço: Jardim Calux, São Bernardo do Campo – SP
Telefone: (11) 96950-7619 (WhatsApp)
Preço médio: R$ 12 a R$ 25
Horário de funcionamento: Sábados e domingos, das 18h às 22h30
Formas de pagamento: Cartões de débito e crédito
Redes sociais: Instagram: @maisfacilcompierry | Facebook: @maisfacilcompierry
Observações para encomendas: pedidos por WhatsApp. Entregas em São Bernardo do Campo e região, em um raio de 15km, com motoboy próprio.

O texto faz parte da cobertura especial para o Prato Firmeza Preto: Guia Gastronômico das Quebradas de São Paulo, feito em parceria com a Énois Conteúdo.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Katia Flora

Jornalista com experiência em jornalismo online e impresso, tem publicações em diversos veículos, como Uol, The Intercept e é ex-trainee da Folha de S. Paulo no programa para jornalistas negros. Correspondente de São Bernardo do Campo desde 2014.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE