Pesquisa com doze organizações mostra a construção de comunidades de apoiadores para o fortalecimento do jornalismo; lançamento será na Ação Educativa, em São Paulo
Léu Brito/Agência Mural
Por: Iasmin Monteiro
Notícia
Publicado em 30.10.2024 | 16:39 | Alterado em 30.10.2024 | 17:07
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias celebra 14 anos com o lançamento do livro sobre a experiência de construir comunidades de apoiadores e seu impacto no fortalecimento do jornalismo local. O evento acontece no sábado, dia 09 de novembro, às 14h, na Ação Educativa, no centro de São Paulo.
O livro “Tijolo por Tijolo: a experiência de construir uma comunidade de apoiadores ao redor do jornalismo” é resultado da pesquisa liderada por Anderson Meneses, participante da segunda turma do Programa Saberes, da Rede Comuá, um espaço de fundos independentes que mobilizam recursos de fontes diversificadas para apoiar grupos que atuam com justiça social.
“A ideia nasceu do desejo da Mural de sistematizar nossos conhecimentos, acertos e erros acumulados ao longo da nossa existência, por meio do Clube Mural, nosso laboratório de experimentações”, afirma Meneses, cofundador e diretor de negócios e tecnologias.
A pesquisa traz a trajetória da Mural na construção de campanhas de apoio ao longo dos anos, além de reunir as lições e desafios de outras doze organizações jornalísticas brasileiras e uma colombiana. E ainda apresenta depoimentos de apoiadores recorrentes da Mural, oferecendo uma visão sobre o papel das comunidades no financiamento de iniciativas jornalísticas.
A assessora de projetos da Rede Comuá, Yasmin Morais, destaca que os meios de comunicação que trabalham com o jornalismo periférico são cruciais para o fortalecimento da democracia e garantia de direitos.
“A filantropia e a comunicação comunitária devem caminhar juntas, desafiando as dinâmicas de poder dos setores da filantropia e da mídia e construindo alternativas a partir das comunidades”, afirma.
Para a mesa de lançamento, participarão quatro das doze organizações de jornalismo entrevistadas para o livro: Aline Rodrigues (Periferia em Movimento), Jéssica Santos (Ponte Jornalismo), Natali Carvalho (AzMina) e Rôney Rodrigues (Outras Palavras).
Durante o evento, serão distribuídos gratuitamente exemplares de um caderno de exercícios referentes aos aprendizados do livro. Para participar, basta preencher o formulário (aqui). O evento contará com intérpretes de libras.
O livro estará disponível, após o evento, em versão digital e gratuita, no Clube Mural – nosso laboratório de treinamento, acolhimento e troca de experiências em jornalismo local e hiperlocal.
“Se chegamos até aqui, com 14 anos de missão (e 6 anos como organização sem fins lucrativos), é porque encontramos formas de nos tornar sustentáveis. Agora, queremos colaborar para que outras organizações possam alcançar longevidade, um passo de cada vez, tijolo por tijolo”, conclui Meneses.
SERVIÇO:
Data: 09 de novembro (sábado)
Horário: das 14h às 17h
Local: Ação Educativa
Endereço: Rua General Jardim, 660, Vila Buarque, São Paulo (SP) – CEP: 01223-010.
A estação mais próxima é a Higienópolis-Mackenzie (linha amarela).
Quanto: Gratuito (as vagas são limitadas e as inscrições fecham no limite dos lugares disponíveis)
Link de inscrição: https://bit.ly/tijoloportijolosp
Formada em Jornalismo, é videomaker, fotografa, produtora cultural e apaixonada por música. Já participou do Geração Futura Juventudes, estagiou no WWF-Brasil, foi foca e repórter no Estadão e atualmente está na Comunicação Institucional da Agência Mural.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]