APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Acontece Mural

Agência Mural celebra 14 anos e lança pesquisa sobre comunidades de apoiadores no jornalismo

Durante o evento comemorativo, foi lançado o livro “Tijolo por Tijolo: a experiência de construir uma comunidade de apoiadores ao redor do jornalismo

Image

Gsé Silva

Por: Artur Ferreira

Notícia

Publicado em 14.11.2024 | 12:15 | Alterado em 14.11.2024 | 12:15

Tempo de leitura: 2 min(s)

PUBLICIDADE

No último sábado (9), a Agência Mural comemorou seu 14º aniversário no espaço da Ação Educativa, em São Paulo,  com o lançamento do livro “Tijolo por Tijolo: a experiência de construir uma comunidade de apoiadores ao redor do jornalismo”. O livro pode ser baixado gratuitamente no site da Mural por meio deste link

A publicação é fruto da pesquisa realizada por Anderson Meneses, diretor de negócios e tecnologia da Agência Mural, participante da segunda turma do Programa Saberes, da Rede Comuá, um espaço que reúne fundos independentes e mobiliza recursos  para iniciativas voltadas à justiça social.  O livro sistematiza os aprendizados da Mural e inclui depoimentos de representantes de doze veículos jornalísticos independentes.

Roda de conversa que discutiu sobre como construir comunidades de apoiadores

Roda de conversa que discutiu sobre como construir comunidades de apoiadores @Gsé Silva

“Quando a Mural nasceu, já éramos um coletivo. Tudo era feito de forma coletiva, muito antes de termos qualquer forma de financiamento ou apoio”, afirmou Meneses durante a roda de conversa no evento.

Para ele, esse senso de comunidade foi essencial para criar um processo que aproxima e engaja apoiadores, fazendo com que se sintam parte de uma comunidade que fortalece o jornalismo.

Natali Carvalho, analista de comunidades na Revista AzMina, ressaltou a importância de abordar questões financeiras de forma transparente. “Na faculdade, ninguém falava sobre dinheiro [para gerir o nosso jornalismo],  o que era desesperador”. A falta de formação nesse tema é ainda um entrave  para o surgimento de novos projetos.

Meneses também destacou que os apoiadores devem ser vistos além do apoio financeiro. Essa visão é partilhada pela Ponte Jornalismo, como explicou Jéssica Santos, editora de relacionamento do veículo. “Os apoiadores são como nossos olhos; eles trazem dúvidas e nos contam o que acontece ao seu redor. É preciso fazer jornalismo com eles”.

Roda de conversa na Ação Educativa no último sábado (9)

Roda de conversa na Ação Educativa no último sábado (9) @Suzana Leite

Aline Rodrigues, gestora de Redes e Narrativas da Periferia em Movimento, acrescentou que o contato próximo com apoiadores é uma forma de educação midiática. “Trazemos exemplos e tentativas; é um processo feito de erros e acertos”, explicou.

Rôney Rodrigues, editor do Outras Palavras, enfatizou a importância de parcerias e redes de economia solidária para atrair apoiadores. “Fazemos sorteios, descontos em livrarias independentes. Tentamos ‘seduzir’ nossos apoiadores com essa rede de economia solidária”, disse.

Também é necessário estar atento às transformações na comunicação. “De 2020, o cenário do jornalismo é totalmente diferente. Hoje, existe o jornalismo com IA (inteligência artificial). Em 10 anos de Ponte, vivenciamos várias revoluções”, finalizou Jéssica Santos.

Após a roda de conversa, foram distribuídos kits com caneca e ecobag com a nova linha do Tijolex (mascote da Mural) para os convidados. Além disso, quem estava presente recebeu o caderno de exercícios do livro. Para encerrar, todos se reuniram para cantar parabéns com um bolo em formato de tijolo feito especialmente para a ocasião. 

PUBLICIDADE

receba o melhor da mural no seu e-mail

Artur Ferreira

Jornalista e redator. Atuou nas redações do Observatório do Terceiro Setor e Rádio CBN. Adora livros, cinema, podcasts e debater sobre política internacional. Palmeirense. Correspondente do Jardim São Luís desde 2022.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE