Premiação veio com reportagens que valorizam as redes de apoio e os projetos transformadores das periferias da Grande SP
Por: Ilton Porto
Notícia
Publicado em 09.04.2025 | 12:58 | Alterado em 09.04.2025 | 12:58
Na última segunda-feira (07/04), a Agência Mural subiu duas vezes ao pódio do 3º Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade, em cerimônia realizada no MASP, em São Paulo. O prêmio reconhece produções que ampliam o debate sobre a cultura de doação, a solidariedade e a atuação de organizações da sociedade civil.
A Mural levou o segundo lugar na categoria “Foto – Jornalismo Tradicional” com a reportagem “Pai e filho transformam viela da zona sul em parque com picadeiro”, produzida pelo fotojornalista Léu Britto. A imagem premiada retrata um projeto familiar que deu nova vida à Viela Matriz, no Jardim Novo Santo Amaro (zona sul de São Paulo).
Léu Britto recebe o troféu ao lado do fotojornalista Ricardo de Oliveira @Divulgação Instituto Mol
“Tudo isso não é por acaso. São 15 anos acreditando que nós podemos levar o nome das nossas periferias para outros patamares, longe das páginas policiais e da violência que a grande mídia insiste em nos enquadrar diariamente”, destaca Léu.
Já na categoria “Texto – Jornalismo Comunitário”, a Mural conquistou o terceiro lugar pela reportagem “Com grupo no zap, ações e caminhadas, mães de Itapevi criam rede de apoio para falar sobre autismo”, escrita por Carol Lima, correspondente local de Itapevi. O texto retrata a força da mobilização materna, criando espaços de acolhimento, escuta e apoio mútuo diante da ausência de políticas públicas para famílias atípicas.
No palco do Prêmio MOL, Carol é premiada junto a outros jornalistas por reportagens inspiradoras @Divulgação Instituto Mol
“Esse prêmio tem um significado imenso na minha vida. Ele representa o meu filho autista de 4 anos, as mães e pais azuis de todo o Brasil que ecoam um grito por inclusão e terapias para os seus filhos. Eu estou muito feliz por representar a Agência Mural nessa premiação do Instituto MOL”, afirma Carol.
Premiação reconheceu o trabalho de jornalistas, comunicadores populares e estudantes de comunicação
Os dois reconhecimentos celebram a relevância das histórias que nascem nas quebradas da Grande São Paulo e do jornalismo local e independente.
Ilton é jornalista baiano, graduado pela Universidade Federal do Pampa, mestre e doutorando em Comunicação pela USP. Foi vencedor do Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo. Amante da MPB, é virginiano nato e jogador de vôlei nas horas vagas.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para republique@agenciamural.org.br