APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Acontece Mural

Agência Mural e Abraji falam sobre Acesso à Informação no Redação Aberta

Image

Por: Cíntia Gomes

Notícia

Publicado em 28.03.2019 | 16:19 | Alterado em 22.11.2021 | 16:42

Tempo de leitura: 1 min(s)

O segundo encontro do Redação Aberta, um espaço de oficinas onde jornalistas e cidadãos discutem diversos assuntos relacionado ao jornalismo e seus territórios, aconteceu na quarta-feira (27), na Casa do Povo. A editora da Agência Mural, Priscila Pacheco e Marina Atoji, responsável pela área de Acesso à Informação da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), foram as convidadas da noite.

Image

Priscila Pacheco e Marina Atoji durante encontro do Redação Aberta (Divulgação)

O tema do encontro foi “O que a Lei de Acesso à Informação pode fazer por você?”. Desde 2012, todo mundo pode pedir acesso a documentos públicos ao governo graças à Lei de Acesso à Informação (LAI). De lá pra cá, a norma já foi utilizada mais de 17 mil vezes por repórteres e veículos de informação, segundo contagem da Controladoria-Geral da União, revelando irregularidades, casos de corrupção e detalhes sobre acordos assinados, por exemplo.

Durante o evento, os participantes tiraram dúvidas, pediram dicas, foi possível entender a importância da lei, trocar experiências da utilização da LAI e saber dos direitos como cidadãos em ter acesso e cobrar transparência dos dados públicos.


Confira algumas reportagens da Agência Mural que utilizaram a LAI:

Mais de 20 cidades da Grande São Paulo dificultam acesso à informação pública

Com vãos até 4 vezes maiores do que o ideal, CPTM tem mil quedas em 1 ano

Subprefeituras somam gastos de R$ 752 mil por mês com aluguel

receba o melhor da mural no seu e-mail

Cíntia Gomes

Diretora institucional e cofundadora da Agência Mural, correspondente do Jardim Ângela desde 2010. Como boa escorpiana, é desconfiada, decidida e curiosa. Ama o mar, livros, dançar, ver filmes, comer doces e pipoca.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE