APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Acontece Mural

Agência Mural é finalista em duas categorias do Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade; saiba como votar

Reportagens sobre mães com filhos autistas e parque com picadeiro criado em uma viela concorrem nas categorias de jornalismo comunitário e jornalismo tradicional

Crianças brincando na Viela Matriz, como o espaço era conhecido antes da implementação do Parque de Québra

Léu Britto/ Agência Mural

Por: Ilton Porto

Notícia

Publicado em 21.03.2025 | 12:08 | Alterado em 21.03.2025 | 12:08

Tempo de leitura: 2 min(s)

Na última quarta-feira (19), o 3º Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade anunciou os finalistas do concurso. A Agência Mural está entre os destaques, com duas reportagens na disputa.

Na categoria “texto” de jornalismo comunitário, concorre a reportagem “Com grupo no zap, ações e caminhadas, mães de Itapevi criam rede de apoio para falar sobre autismo“, produzida por Carol Lima, correspondente local de Itapevi, na Grande São Paulo. Já na categoria “foto” de jornalismo tradicional, a Agência Mural disputa com a reportagem “Pai e filho transformam viela da zona sul em parque com picadeiro“, do fotojornalista Léu Britto.

A eleição dos vencedores será realizada por votação popular, e você pode votar nas reportagens da Agência Mural clicando aqui

Carol celebrou a indicação da reportagem e destacou a importância de dar visibilidade ao tema. “Ser finalista do Prêmio MOL com uma pauta tão significativa é uma experiência surreal. Essa premiação é muito importante, e poder falar sobre o grupo Mães e Pais Azuis de Itapevi fez com que eu me sentisse representada, pois também sou mãe atípica.”

Carol é finalista com reportagem sobre mães atípicas que criaram uma rede de apoio em Itapevi @Divulgação

“Fico feliz com indicações em premiações, porque sei que, se ganhar, foi graças a um esforço coletivo. A Mural me dá uma parceria editorial incrível, com uma equipe maravilhosa. A fotografia nunca é um trabalho feito sozinho – depende da participação, interação e empatia dos entrevistados. Ser finalista com essa matéria é uma honra ainda maior, pois ela retrata histórias reais de como a favela vence com união, parceria e fé no corre”, ressaltou Léu.

Léu concorre com registro fotográfico de uma viela transformada em parque no bairro Jardim Novo Santo Amaro @Divulgação

O Prêmio MOL tem como objetivo reconhecer o trabalho de jornalistas, comunicadores populares e estudantes de comunicação que atuam para fortalecer a cultura de doação, a solidariedade e o impacto das organizações da sociedade civil no Brasil, destacando a importância desses temas para o exercício da cidadania.

Serão premiadas também reportagens finalistas em “texto”, “áudio” e “vídeo, de jornalismo tradicional, além da categoria “jovem jornalista”.

O evento de premiação ocorrerá no dia 7 de abril, no MASP em São Paulo, quando os vencedores serão conhecidos.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Ilton Porto

Ilton é jornalista baiano, graduado pela Universidade Federal do Pampa, mestre e doutorando em Comunicação pela USP. Foi vencedor do Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo. Amante da MPB, é virginiano nato e jogador de vôlei nas horas vagas.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE