APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Acontece Mural

Agência Mural e Transmídia começam programa destinado às novas organizações jornalísticas

Realizada pela Agência Mural e pela Transmídia, iniciativa busca apoiar novas organizações a como se desenvolver

Image

Ilustração / Magno Borges

Por: Redação

Notícia

Publicado em 06.03.2024 | 11:59 | Alterado em 18.04.2024 | 10:26

Tempo de leitura: 2 min(s)

A Agência Mural e a Transmídia deram início à jornada formativa ‘Do Jornalismo Local ao Negócio’, destinado a apoiar organizações de comunicação em fase inicial da trajetória. Foram selecionadas 10 veículos para participar das formações, com integrantes de todas as regiões do Brasil: Centro-Oeste (1),Nordeste (2), Norte (3), Sul (1) e Sudeste (3).

O projeto terá seis encontros virtuais ao vivo, desenvolvidos a partir de oficinas especializadas para organizações de jornalismo local e independente, com base nas experiências das realizadoras.

As oficinas irão abordar temas que discutem da missão ao negócio, a política editorial e as estratégias de operação, gestão com diversidade, além de dicas de como se estruturar e criar modelos de negócio mais sustentáveis.

A iniciativa está dentro do Clube Mural, área de treinamento e experimentação no jornalismo local da Mural.

Segundo encontro com os participantes das organizações independentes @Reprodução

“Vamos levar a experiência de como construímos o nosso jornalismo ao longo de 13 anos e os desafios que enfrentamos para buscar sustentabilidade”, conta a diretora institucional Cíntia Gomes, uma das coordenadoras da iniciativa.

Para Caê Vatiero, da Agência Transmídia, a primeira organização jornalística do Brasil a cobrir a pauta da população trans, a jornada foi pensada para ampliar a diversidade no jornalismo.

“O desenvolvimento e a sustentabilidade são grandes desafios para o ecossistema do jornalismo independente. Queremos descentralizar o conhecimento pensando principalmente em critérios de regionalidade, raça e gênero”, ressaltou Caê Vatiero, um dos cofundadores da Transmídia.

O objetivo das formações é circular o conhecimento para que as iniciativas possam encontrar mais rapidamente o caminho para o desenvolvimento e sustentabilidade, beneficiando jornalismo local como um todo.

Para isso, haverá a participação de convidados dos dois veículos e também de outras organizações que viveram experiências marcantes no jornalismo independente que surgiu na última década. Uma delas é o Nós, Mulheres da Periferia, com mais de 10 anos de atuação.

Também participará a Entre-Becos, organização que cobre as periferias de Salvador e que nasceu após um projeto da Agência Mural.

Confira as organizações que foram selecionadas e começaram a acompanhar a jornada formativa:

1

Associação Mulheres na Comunicação – (Centro- Oeste)

2

Coar Notícia – (Nordeste)

3

Cripto Cultural (Sul)

4

Ecoar Jornalismo – (Norte)

5

Modus Comunicca (Sudeste)

6

Pavio (Sudeste)

7

Periféricos – (Nordeste)

8

Rede de Comunicadores Indígenas do Rio Negro (Rede Wayuri) – (Norte)

9

Tab_Jornalismo (Sudeste)

10

Tocantins em Foco (Norte)

O projeto “Do Jornalismo Local ao Negócio” nasceu no Techcamp Belém 2023, e conta com o apoio da Énois – Laboratório de Jornalismo e Embaixada e do Consulado dos Estados Unidos.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE