APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Acontece Mural

Agência Mural faz lançamento do especial “Sem Notícias” em Pirapora do Bom Jesus 

Mural vai a Pirapora apresentar a reportagem especial e destacar a importância do jornalismo local para comunidades com pouco acesso à informação

Image

Léu Brito/Agência Mural

Por: Iasmin Monteiro

Notícia

Publicado em 04.07.2024 | 20:58 | Alterado em 05.07.2024 | 19:25

Tempo de leitura: 2 min(s)

O jornalismo local está para e pelo povo, buscando manter a população informada e com acesso à informação de forma democrática. Esse é um trabalho que a Mural preza desde o início de sua criação. Por isso, na última sexta-feira, 28/06, a equipe voltou a Pirapora do Bom Jesus, cidade na zona oeste de São Paulo, para apresentar o resultado do especial “Sem Notícias” – uma grande reportagem multimídia que aborda os desertos de notícia e os prejuízos que isso causa aos territórios.

A equipe fixa, juntamente com alguns correspondentes locais e entrevistados da reportagem, foi até a região para realizar o evento que ocorreu durante a formatura dos alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), na Escola Estadual Parque Payol.

A ação realizada na escola rememora os primeiros passos da reportagem, quando a equipe chegou a Pirapora e conversou com os alunos do EJA sobre a falta de acesso à informação. Como mostra a história em quadrinhos feita pelo ilustrador da Mural, Magno Borges, grande parte das pessoas não sabia que vivia em um deserto de notícias e como isso afeta o cotidiano social.

Jovem olhando o folheto do especial

Jovem olhando o folheto do especial “Sem Notícia” @Léu Brito/Agência Mural

Segundo o fotógrafo da Mural, Léu Britto, responsável pelos registros em Pirapora, voltar à região superou as expectativas e mostrou a relevância da Agência Mural ao investigar e contar histórias. “Foi importante colocar aquele povo no mapa, no sentido de falar para eles: vocês existem e são fontes importantes para contar suas vivências e experiências de luta, batalha e sofrimento nas mãos daqueles que acham que o povo é leigo e não tem informação e, muito menos, que ninguém olha por eles”, afirmou.

O retorno à comunidade é uma forma de mostrar o verdadeiro papel do jornalismo local: estar ao lado das pessoas e da comunidade. Ouvir atentamente as histórias e permitir que as fontes principais falem garante uma comunicação assertiva e de identificação. “Não é exagero dizer que nos aprofundamos tanto na apuração porque eles nos abriram a porta. Por isso, voltar à escola foi muito importante e emocionante, sobretudo ao ver as pessoas se reconhecendo, se identificando e se sentindo valorizadas com o nosso trabalho”, disse a editora da Mural, Sarah Fernandes, que também integrou a equipe de reportagem que foi a Pirapora do Bom Jesus.

Equipe da Mural em Pirapora do Bom Jesus

Equipe da Mural em Pirapora do Bom Jesus @Léu Brito/Agência Mural

Durante o evento, também foi apresentado o documentário realizado durante as apurações, que mostra os problemas de uma região sem jornalismo local, os dados do Atlas da Notícia sobre territórios sem jornalismo local, e a fala de quem vive diariamente com a falta de informação. Após a ação da Mural, ocorreu a formatura dos estudantes do EJA – um momento marcante e de estímulo para as próximas reportagens especiais.

A realização do especial “Sem Notícia” foi possível por meio do apoio do Pulitzer Center e da Meedan.

Léu Brito/Agência Mural

receba o melhor da mural no seu e-mail

Iasmin Monteiro

Formada em Jornalismo, é videomaker, fotografa, produtora cultural e apaixonada por música. Já participou do Geração Futura Juventudes, estagiou no WWF-Brasil, foi foca e repórter no Estadão e atualmente está na Comunicação Institucional da Agência Mural.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE