Organização foi selecionada em iniciativas internacionais que fortalecem o jornalismo local
Por: Iasmin Monteiro
Notícia
Publicado em 19.12.2024 | 17:29 | Alterado em 19.12.2024 | 17:30
O ano de 2024 está quase se despedindo, e 2025 já bate à porta com boas novidades. A Agência Mural foi selecionada nos editais da JournalismAi, que conta com o apoio do Google News Initiative, e do Fundo Internacional para Mídia de Interesse Público (IFPIM, na sigla em inglês), para desenvolver seus trabalhos com mais tecnologia e maior conexão com a audiência.
No edital da JournalismAI, a organização pretende criar uma ferramenta de “Alerta Climático Local”. Esse projeto pretende desenvolver uma plataforma de inteligência artificial que utiliza dados ambientais públicos locais para gerar informações personalizadas e alertar as periferias de São Paulo sobre questões climáticas.
Já o IFPIM selecionou 20 organizações de mídia ao redor do mundo para fortalecer a comunicação nos territórios onde atuam. No Brasil, a Agência Mural representa o país ao lado do The Intercept Brasil e do Grupo A Hora.
O projeto tem como objetivo se aproximar ainda mais das periferias e agregar o fluxo de notícias de cada bairro ou cidade por meio de uma página exclusiva no site da Agência Mural. Assim, serão oferecidos à população de bairros periféricos conteúdos de serviço produzidos com o apoio da inteligência artificial.
O diretor de tecnologia e negócios, Anderson Meneses, destacou a importância desses projetos para as periferias de São Paulo. “Nossa empolgação vem do potencial de unir o jornalismo que já fazemos ao jornalismo de serviço e soluções, permitindo que as pessoas estejam muito mais bem informadas sobre seus territórios nas periferias da região metropolitana de São Paulo”, afirmou.
Todo o material produzido com o suporte da inteligência artificial será revisado pelos repórteres da Agência Mural, garantindo credibilidade, confiabilidade e maior investimento no jornalismo hiperlocal desenvolvido pela organização. “Estamos felizes por contar com recursos financeiros para investir em pessoas e tecnologias criadas e desenvolvidas a partir das periferias urbanas da Grande São Paulo”, concluiu Meneses.
Formada em Jornalismo, é videomaker, fotografa, produtora cultural e apaixonada por música. Já participou do Geração Futura Juventudes, estagiou no WWF-Brasil, foi foca e repórter no Estadão e atualmente está na Comunicação Institucional da Agência Mural.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]