Reportagem especial premiada mostra a distribuição das favelas em São Paulo por meio de dados, mapas e infografias interativas.
Por: Iasmin Monteiro
Notícia
Publicado em 12.09.2024 | 14:29 | Alterado em 12.09.2024 | 14:29
No dia 28 de agosto, a Agência Mural foi premiada pela Sociedad Interamericana de Prensa (SIP) na categoria “Jornalismo de Dados e Infografia” pela reportagem “Panorama das Favelas de SP”. O especial, em formato interativo, traz uma série de mapas, dados, textos e imagens que ilustram a urbanização da cidade e mostram a localização das favelas de São Paulo.
Essa é a primeira vez que a organização recebe um prêmio internacional. A ideia para a reportagem surgiu no Master de Jornalismo de Dados, quando o diretor de treinamento e dados da Mural, Paulo Talarico, junto a José Florentino e Ingrid Fernandes, utilizaram bases de dados públicas para mostrar como essas moradias estão distribuídas pela capital.
“Trazer essa abordagem foi uma forma de discutir as características que fizeram que concentrações de moradias, muitas vezes improvisadas e sem serviços básicos, se concentrassem em determinadas áreas. Além disso, também aborda o próprio conceito de favela, com algumas dessas áreas evoluindo para ter mais serviços e um pouco mais de urbanização”, disse Talarico.
A Mural tem um histórico de produções coletivas e, desta vez, não foi diferente. Além dos jornalistas já mencionados, as correspondentes Jacqueline Maria, Isabela do Carmo e Glória Maria também participaram do projeto. “Saber que ele [o projeto] alcançou um prêmio de excelência me enche de orgulho, e acredito que o reconhecimento é merecido para toda a equipe. Tratamos um tema de grande relevância com profundidade, sensibilidade e muito conteúdo. Em meio a tantos assunto atuais e mais pautados, a favela ganha projeção para além de estigmas”, afirmou Jacqueline.
A construção dessa reportagem está conectada à realidade de quem mora nas periferias e lida com problemas de habitação e infraestrutura. O especial também atua como uma denúncia, evidenciando a realidade de milhões de brasileiros que vivem em áreas periféricas. “O panorama das favelas ajuda a ilustrar esse cenário, mostrando os fatores que levaram os moradores dos nossos territórios a ocuparem terrenos e, pouco a pouco, construírem suas próprias casas para sobreviver nas últimas décadas”, afirmou Talarico.
A cerimônia de premiação da SIP ocorrerá entre os dias 17 e 20 de outubro, em Córdoba, Argentina, durante a 80ª Assembleia Geral da SIP.
Formada em Jornalismo, é videomaker, fotografa, produtora cultural e apaixonada por música. Já participou do Geração Futura Juventudes, estagiou no WWF-Brasil, foi foca e repórter no Estadão e atualmente está na Comunicação Institucional da Agência Mural.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]