Por: Redação
Notícia
Publicado em 08.12.2025 | 9:17 | Alterado em 08.12.2025 | 9:17
Em 8 de dezembro, Guarulhos, na Grande São Paulo, comemora 465 anos, mas o município não está sozinho nas comemorações. Pelo menos outras quatro cidades da região metropolitana de São Paulo também sopram velinhas neste dia. Mas por que?
Além de Guarulhos, Diadema, Jandira, Franco da Rocha e Mauá celebram seu aniversário em 8 de dezembro porque essa data coincide com o Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira religiosa de alguns dos municípios, ou porque o poder público decidiu por alinhar a data de aniversário ao feriado religioso.
Segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a cidade foi fundada em 1560 pelo padre Jesuíta Manuel de Paiva e recebeu exatamente o nome da santa.
Até hoje, a catedral localizada no centro da cidade marca a história e ligação de Guarulhos com a igreja católica, embora povos indígenas da etnia Guarus habitavam a região. Em 1600, o local passou a ser chamado de Conceição de Guarulhos e elevado à categoria de vila, ligada a São Paulo.
Já em 1881, foi considerado por lei como distrito e 1906 emancipada como cidade, passou a ser chamada apenas de Guarulhos. Diferente de outras cidades da Grande São Paulo, Guarulhos tem uma ligação direta com a santa que tem como padroeira.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]