APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Léu Britto

Por: Redação

Notícia

Publicado em 08.12.2025 | 10:30 | Alterado em 08.12.2025 | 9:26

Tempo de leitura: 1 min(s)

Em 8 de dezembro, Mauá, na Grande São Paulo, comemora 71 anos, mas o municipio não está sozinho nas comemorações. Pelo menos outras quatro cidades da região metropolitana de São Paulo também sopram velinhas neste dia. Mas por que?

Além de Mauá, Diadema, Guarulhos, Jandira e Franco da Rocha, celebram seu aniversário em 8 de dezembro porque essa data coincide com o Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira religiosa de alguns dos municípios, ou porque o poder público decidiu por alinhar a data de aniversário ao feriado religioso.​

Em Mauá

A história da cidade é longa e por tempo foi ligada a outros municípios do ABC Paulista. Os primeiros documentos que fazem referência a Mauá datam do século XVIII e recebiam o nome indígena de Cassaquera (Cercados Velhos). 

Em 1860 teve início a construção de ferrovias para ligar São Paulo ao litoral, concedidas ao Barão de Mauá, que foi morar na região em 1962, onde hoje há uma Casa de Cultura e Museu Barão de Mauá.

Já em 1938, a cidade foi integrada ao município de Santo André. A emancipação ocorreu pela Lei Estadual nº 2.456 de 30 de dezembro de 1953, com instalação em 1º de janeiro de 1954, mas os vereadores votaram para fixar o aniversário em 8 de dezembro, dia da padroeira, consagrando um santuário à Imaculada Conceição.

Fonte: Prefeitura da Mauá, O Globo

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE