APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
História das Periferias de São Paulo

Aniversário de SP: ouça episódios sobre a história de oito bairros da capital no Próxima Parada

De norte a sul, a história de algumas periferias de São Paulo em episódios do podcast Próxima Parada

Image

Por: Cleberson Santos

Notícia

Publicado em 24.01.2022 | 18:32 | Alterado em 24.01.2022 | 18:36

Tempo de leitura: 2 min(s)

A cidade de São Paulo completa nesta terça-feira (25) 468 anos de existência. E essa trajetória é marcada pela história de várias periferias. Para comemorar essa data (e te ajudar a curtir esse feriado), a Agência Mural separou oito episódios do podcast Próxima Parada que contam a história de bairros das periferias da capital.

Parelheiros: de meteoro a lobisomem

No ano passado, a correspondente Luana Nunes falou sobre o Parelheiros, na zona sul de São Paulo, e suas aldeias indígenas, cachoeiras, represas e mistérios. Você sabia que já caiu um meteoro lá? Tem história de lobisomem também!

Morro Doce e o sequestro do ônibus

Tem história curiosa também no Morro Doce, na região noroeste. A educadora Sarah Cazella contou a história de um grupo de mulheres que “sequestraram” um ônibus no bairro para fazer uma reivindicação.

Um rolê em Pirituba

Também na zona noroeste, temos Pirituba. A correspondente Lara Deus nos levou a um passeio não só pela história, mas também pelas opções de lazer disponíveis na região.

Jova Rural: o bairro do baile de favela

Aline Kátia Melo contou a história da Jova Rural, um pouco mais ao norte no mapa. Foi de lá que saiu o hit Baile de Favela, trilha sonora da medalha de prata da Rebeca Andrade nas Olimpíadas de Tóquio, lembra disso?

Um pulo no Grajaú

Falando em hit, também trocamos uma ideia com a Isabela Alves sobre o Grajaú, berço de rappers como Criolo e Rael.

Jardim Ângela: do castelo a represa

Outro rolê que fizemos foi pelo Jardim Ângela. O correspondente Luiz Lucas nos acompanhou por um passeio em um castelo que tem na região.

Paraisópolis: vielas, nordeste e forró

2021 foi o ano do centenário de Paraisópolis, a segunda maior favela de São Paulo. Nosso diretor de jornalismo, Vagner de Alencar, trocou uma ideia sobre como é o cotidiano por lá.

Em sintonia com o Jaguaré

Por fim, desembarcamos na zona oeste. Enquanto Paraisópolis já foi tema de novela das 7,as ruas do Jaguaré serviram de cenário para a série Sintonia e fecham essa lista.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Cleberson Santos

Correspondente do Capão Redondo desde 2019. Do jornalismo esportivo, apesar de não saber chutar uma bola. Ama playlists aleatórias e tenta ser nerd, apesar das visitas aos streamings e livros estarem cada vez mais raras.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE