APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Antigo clube de funcionários públicos é aberto para moradores do Jardim Ângela

O clube está localizado no bairro Jardim Horizonte Azul, na zona sul.

Image

Por: Redação

Publicado em 21.12.2016 | 12:31 | Alterado em 21.12.2016 | 12:31

Tempo de leitura: 3 min(s)
Image

Crédito: Cíntia Gomes

Às margens da represa Guarapiranga, em uma área de 300 mil metros quadrados, foi inaugurado o Clube Esportivo Náutico Guarapiranga, que passa a ser um novo espaço de lazer aberto à população do Jardim Ângela, zona sul da capital.

O clube fica localizado na Avenida dos Funcionários Públicos, 2501, no bairro Jardim Horizonte Azul, mais conhecido como fundão da M’Boi Mirim. No local, funcionava o clube da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP), que antes era aberto apenas aos associados.

A professora Tânia Santana, 32, moradora da região de M’Boi Mirim, sabe da necessidade de investimento em lazer e esporte, porém ela, como associada da AFPESP se sentiu lesada com a forma que tudo aconteceu.  “Espero que a prefeitura consiga manter a qualidade que o clube sempre teve. Como sócia, sempre frequentei e até hoje pago a mensalidade para a associação. Porém, nós associados, ficamos indignados com a forma com que ficamos sabendo, pois não recebemos nenhuma notificação com antecedência e não colocaram outro espaço na cidade para nós. A maioria ficou sabendo pelo Diário Oficial ou pelo prefeito em um vídeo no Facebook”, reclama.

Indicadores do Observatório Cidadão, da Rede Nossa São Paulo, mostram a importância desse novo espaço para a região. Números de 2015 revelam que, para cada 10 mil habitantes, o número de equipamentos públicos municipais esportivos, como piscinas, quadras, ginásios, pistas de atletismo, entre outros, no distrito do Jardim Ângela era de apenas oito.

A inauguração do espaço para o público em geral aconteceu no dia 19 de novembro pelo prefeito Fernando Haddad (PT). A comerciante Clélia Silva Araújo de Azevedo, 33, conta que mora há 30 anos no bairro Jardim Vera Cruz e foi convidada a vender lanches no dia da abertura do espaço.

“No dia, eu vendi um pouco do que temos na minha lanchonete. E vi muitos rostinhos familiares, amigos, parentes e conhecidos. Todos pareciam não acreditar que realmente poderíamos ter acesso a tudo aquilo. Muitas vezes passávamos em frente ao portão e não podíamos entrar. Só olhar e admirar de fora”, conta.

Clélia relata ainda que foi um dia especial, com famílias se divertindo, apreciando a paisagem, além de ter muita crianças correndo de um lado para o outro.  “É uma grande conquista, amo meu bairro, e sempre senti que faltava algo. Sou casada, tenho quatro filhos e sempre procurei lazer para a minha família fora do bairro. Levava eles no parque Guarapiranga, no do Ibirapuera e no Sesc. Mas, na maior parte do tempo eles passavam trancados em casa, pois não tinham opções de lazer por perto”, diz.

Já a professora e moradora do Jd. Horizonte Azul, Eliane Moraes, 40, afirma que se tornou uma frequentadora do local. “É um lugar lindo, vou ao parque quase todos os dias fazer caminhada com minhas quatro filhas que são adolescentes. O clube é um lugar maravilhoso, agradável e toda vez que vou está limpo e conservado. É um ganho para esse “Fundão” que andava esquecido. Parabéns para o prefeito Haddad, que teve essa sensibilidade com essa periferia”, declara.

No novo espaço, que funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com exceção da piscina, que funciona somente até às 16h, os moradores têm acesso a áreas esportivas, recreativas e culturais. No clube há campo de futebol, quadras de tênis e de futebol de salão, campo de bocha, salão de jogos, espaço para piqueniques, 98 churrasqueiras, três piscinas, sendo uma delas semiolímpica, e um palco coberto para realização de shows.

Todas as atividades oferecidas são gratuitas e, para utilizar o espaço, é preciso se cadastrar no clube esportivo, levando o RG (original e cópia), uma foto 3×4 e um comprovante de residência. Para usar as piscinas, é preciso apenas apresentar RG, foto 3×4, carteirinha do SUS e comprovante de residência. Os documentos deverão ser entregues na administração do local, que fica aberta às terças e quintas, das 9h às 14h.

Foto: Cintia Gomes

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE