APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Aos 74 anos, morador da Vila Zilda faz mais de 2 mil solicitações à prefeitura

Líder comunitário, Leocádio Teixeira "brigou" pela instalação de luz elétrica na Vila Zilda e fez até "vaquinha" para pavimentar ruas

Image

Por: Redação

Publicado em 02.10.2017 | 12:42 | Alterado em 02.10.2017 | 12:42

Tempo de leitura: 4 min(s)
Image

Sempre com passos curtos, de boné na cabeça e com sua inseparável pastinha embaixo do braço, Leocádio Teixeira observa, com olhos de águia, as ruas da Vila Zilda, na zona norte da capital paulista. Aos 74 anos, o olhar não é apenas de amor pelo bairro onde vive há 25 anos, mas de quem foi responsável por conquistas significativas como a chegada de luz elétrica, asfalto e até semáforos.

“Me mudei para a Vila Zilda em 1992, não tinha nada aqui. Era uma chácara quando minha casa estava sendo construída. Nunca pensei em sair daqui porque, desde o início, achava que esse bairro poderia ficar como os outros”, relembra Leó (exatamente com o som agudo na letra “o”), como é popularmente conhecido.

O desejo foi levado tão a sério que, apenas nos últimos 10 anos, Leó acumulou milhares de protocolos de demandas de infraestruturas para o bairro. “De 2006 a 2016 eu fiz umas 2.000 solicitações na Prefeitura Regional do Jaçanã/ Tremembé”, revela o baiano nascido e criado em Chorrochó, pequeno município de pouco mais de 10.000 habitantes, a 450 km de Salvador.

Quase um “rei dos protocolos”, desde o início dos anos 90, Leó já reivindicava serviços básicos na Vila Zilda. “A primeira conquista foi a chegada da energia elétrica; depois, no final de 1993, vieram água encanada e saneamento por meio de um mutirão com os moradores”, conta o aposentado.

“No início 1999, foi a vez do asfalto, para o qual não tivemos ajuda das autoridades, mas por causa da população que se juntou. Arrecadamos dinheiro e contratamos uma empresa privada para pavimentar quatro ruas. Já em 2008, houve a regularização dos terrenos”, elenca o ex-operador de impressora e ajudante geral.

“Tudo o que existe atualmente no bairro, como galerias de águas fluviais, iluminação, asfalto, troca de postes de madeira e até semáforo, foi fruto de idas e vindas na sede da subprefeitura [hoje chamada prefeitura regional].”

“Foram diversos números de protocolos e abaixo-assinados com união de alguns moradores”, completa ele, que também é líder comunitário da Vila Zilda. O bairro pertence ao distrito do Tremembé, onde moram quase 200 mil habitantes.

Leia também:
Microempresas são as únicas opções de internet na periferia da zona norte
Cruzamento na Vila Maria causa tragédias há 50 anos

Casado e pai de uma única filha, Leó desembarcou em São Paulo em 1970. Antes de se mudar para a Vila Zilda, morou na Vila Maria e no Jaçanã, também na zona norte, e em Guarulhos, na Grande São Paulo.

“Conheci tanta gente que hoje sei onde posso chegar. Os estudos me fizeram falta, mas conhecimento e relacionamento são tudo”, filosofa o aposentado que estudou até a quarta série do antigo primário.

Seu Leó foi o primeiro a cobrar pela instalação de semáforos no bairro (Priscila Gomes/Agência Mural)

Apesar da ampliação dos serviços públicos na zona norte da capital, a satisfação da população com relação à qualidade de vida local está longe de ser a ideal. Pelo contrário. Apenas 20% dos moradores da ZN se disseram estar satisfeitos com a oferta de esgoto, por exemplo; já 78% se mostraram insatisfação em relação à revitalização e conservação de parques e praças, em 2016, segundo o estudo Irbem (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município).

NAVEGADOR

Embora os problemas estruturais da região, a dedicação de Leocádio parece servir de inspiração para vizinhos e conhecidos. Conterrâneo nordestino, Ceará — como é mais conhecido Auristênio Gledson–, 53, assegura que Leó já foi encorajado, inclusive, a ingressar na política.

“Já falaram para ele se candidatar a vereador porque ele faz mais do que muito político aí, mas ele nunca quis. Ele faz tudo sem ganhar um centavo”, elogia o vizinho. “Quando a gente se mudou para cá nem asfalto tinha. Aliás, nem estrada tinha. Seu Leocádio, incansável, lutou por tudo isso. É um orgulho ter esse homem como meu amigo.”

Silmara Matos, 52, funcionária da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, conheceu Leó no vaivém do líder comunitário à prefeitura regional. Em muitas dessas visitas para cobrar a instalação de uma praça na região.

“A praça nunca saía do papel. Ele vinha com uma planta desenhada e conversava com todas as pessoas. Ele documenta tudo, não é um burocrata, mas entende que precisa dos registros, que não podem ficar só na memória. Ele sabe os processos, a dinâmica do serviço público e como buscar”, comenta Silmara. “A Praça Ocupação foi inaugurada em 2007, uma das primeiras feitas por ele”, orgulha-se.

Antiga vizinha de Leó, a gerente de uma ONG que atua no Jardim Filhos da Terra, no distrito do Jaçanã, Jailde dos Santos Teixeira, 53, não poupa elogios ao se referir ao líder comunitário: “Sempre que ele vem aqui, me dá um abraço, conta as histórias e o que que ele está fazendo. Eu sempre aprendo muito com ele”, diz a amiga.

Da zona norte para o mundo, quem também partilha o mesmo sentimento é a italiana Giuseppina Forte, que conheceu Leocádio em 2011 durante um concurso de arquitetura que envolvia o bairro.

“Antes de conhecê-lo pessoalmente, ele já era um mito para mim porque todas as pessoas falavam dele como o real construtor da cidade”, afirma a arquiteta e doutoranda na Universidade Berkeley, na Califórnia, nos EUA.

“Ele tem muito conhecimento sobre o desenvolvimento dessa região. A importância dele não está somente em construir a sua habitação, mas de construir o espaço público. Seu Leó tem uma grande atenção no interesse público e a tudo que é coletivo”, reitera, definindo o aposentado como um “navegador do território”.

Seria de um território sem divisas? Leocádio parece acreditar que sim: “Muitas pessoas me acompanharam; outras desistiram. Segui com poucos ou mesmo sozinho, mas não desanimei. Sempre tem coisa para fazer e esse trabalho não tem fronteiras”, finaliza.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE