APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
No Corre

Artesã indigenista e ativista cria projeto para promover o empreendedorismo feminino em Itapuã

Com tese de mestrado, Rita Capotira desenvolve uma série de ações culturais, educativas e econômicas resgatando a história do bairro

Image

Gabrielle Guido/Agência Mural

Por: Gabrielle Guido

Notícia

Publicado em 08.01.2021 | 10:27 | Alterado em 22.11.2021 | 15:54

Tempo de leitura: 3 min(s)
Image

A artesã Rita Capotira, que desenvolve projetos para fortalecer o empreendedorismo feminino em Itapuã @Gabrielle Guido/Agência Mural

Rita Capotira é daquelas mulheres que não se resumem ou se limitam a algo; ao mesmo tempo, trabalha para transformar realidades. Aos 48 anos, a indigenista é também ativista do movimento negro, artesã, pedagoga, comunicóloga e mestranda em estudos africanos, povos indígenas e comunidades tradicionais da Uneb (Universidade do Estado da Bahia). 

Com o pai capoeirista e escultor e a avó materna que fazia brincos e enfeites de cabelo, aprendeu artesanato cedo. As referências artísticas e ancestrais carregam a sua tese de mestrado, o projeto Memória Viva de Itapuã. Nele, Rita mobiliza a economia local feminina e valoriza a memória ancestral com ações, como a Feira das Mulheres de Itapuã, onde mora há 30 anos, mas frequenta desde a infância. 

“Itapuã foi território indígena dos povos Tapuias e dos Tupinambás. Abrigou o Quilombo Buraco do Tatú e foi um importante porto clandestino de negros que vinham para serem escravizados”, acentua Rita. 

A artesã considera o estudo da cultura local um dos caminhos essenciais para estimular a autonomia das mulheres periféricas e das comunidades tradicionais. A feira, por exemplo, já teve três edições e chegou a reunir 30 mulheres “itapuãzeiras”, forma carinhosa como as moradoras do bairro se autodenominam, e que juntas impulsionaram seus negócios. 

Image

Feira das Mulheres de Itapuã realizada na Colônia de Pescadores Z6 de Itapuã, 22/12/2020 @Divulgação/Programa Raízes Dessa Terra

Além dessa ação empreendedora, o projeto geralmente promove oficinas, palestras e ações educativas com o objetivo de desmistificar a cultura negra e dos povos indígenas que fazem parte da história do bairro. 

Para a artesã Ana Carla Souza, 31, moradora de Itapuã há nove anos, participar da feira representa também liberdade financeira. “Meu sonho é que [o projeto] se desenvolva e consiga atrair mais mulheres que estão passando dificuldades para podermos abrir a mente dessas mulheres. Que elas saibam o poder que elas têm e como podem trabalhar para si próprias e se manterem sem depender de seus maridos e de sua família. A ideia é crescer essa cultura aqui no bairro”, afirma. 

No ano passado, Rita viu o Memória Viva de Itapuã ser afetado pela pandemia da Covid-19 e a necessidade de pensar em alternativas para manter o grupo ativo. “A gente passou esse tempo alimentando o corpo e a mente. Através do grupo de WhatsApp, fizemos uma formação sobre o uso da internet, tivemos mulheres indígenas, periféricas e quilombolas participando durante julho e agosto […] Isso porque nós identificamos que a maioria das mulheres não sabiam usar o celular para as vendas.” 

Rita compartilhou suas habilidades e trocou aprendizados. “Não sou especialista, me formei em comunicação há muito tempo atrás, mas fiz vários cursos para me atualizar no marketing digital e tudo que aprendi repassei para elas. Foi uma experiência muito legal porque nós trouxemos esse conhecimento para a linguagem das comunidades tradicionais e periféricas”, conta.

Image

Rita quer expandir o projeto para outras regiões periféricas da cidade @Gabrielle Guido/Agência Mural

Para a artesã Ana, participar dessa rede foi algo amparador durante esse período da pandemia. “É um grupo de mulheres que se apoiam e sempre estamos preocupadas umas com as outras. Isso na pandemia foi muito importante porque não me senti só e nem desamparada, eu sabia que podia contar com alguma delas”. 

Outra integrante do projeto é a artesã Noélia Pereira Bispo, 60, que trabalha com bolsas, crochê, macramê, pintura em tecido e faz “de tudo um pouco”, como define. “O grupo aqui de Itapuã é muito bonito. Eu participo da Feira das Mulheres e sempre vende bem, vende direitinho; o pessoal gosta muito do nosso trabalho”,  conta.

Durante os últimos meses, com a pandemia, Noélia afirma que os negócios foram impactados. “Agora com a pandemia não podemos fazer aglomeração, mas estamos fazendo online. A pandemia diminui bastante as vendas, mas estamos na batalha do dia a dia, apresentando nosso trabalho nas redes sociais, nas feiras online e a gente vai levando como pode e como Deus ajuda”. 

Apesar das adaptações causadas durante o período de quarentena, Rita faz um balanço positivo dos últimos três anos do Memória Viva de Itapuã e vê a região como um piloto. A empreendedora conta que já está se articulando com outros bairros periféricos de Salvador, como Sussuarana, Bairro da Paz, Cajazeiras e outras comunidades tradicionais, para que mulheres de diversos territórios possam aplicar o projeto em suas comunidades. “O conhecimento quando acaba em você se extingue. Quando você multiplica, ele fica para a humanidade. Quero que esse projeto fique para humanidade, não quero que fique para mim”, diz.  

Redes do projeto: https://www.facebook.com/raizesdessaterra 

https://www.facebook.com/projetomemoriavivadeitapua

receba o melhor da mural no seu e-mail

Gabrielle Guido

Comunicadora, produtora cultural e programadora na Agência Mural. É cofundadora da Entre Becos. Escreve sobre o dia-a-dia e cria imagens.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE