APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

‘As mulheres têm que tomar posse do que lhes é oferecido’, diz candidata a conselho

Image

Por: Redação

Publicado em 09.12.2016 | 12:44 | Alterado em 09.12.2016 | 12:44

Tempo de leitura: 2 min(s)

O mês de dezembro teve início com a eleição das novas conselheiras para o Conselho Municipal de Políticas para Mulheres (CMPM). As votações ocorreram no último domingo, 4, para a escolha das 50 representantes que vão controlar e formular ações e políticas públicas que integrem todas as mulheres da cidade de São Paulo.

Uma das candidatas foi Erica Alice Ribeiro, 35, professora de inglês e moradora de Taipas, na zona norte da capital. “Me inscrevi por ter ideais de igualdade, fraternidade e liberdade. As mulheres têm de tomar posse do que lhes é oferecido, mas com sabedoria e conhecimento”, afirma.

O resultado será divulgado até o fim desta semana. O conselho foi criado pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e atua de maneira autônoma, consultiva e deliberativa. As conselheiras eleitas terão mandato de dois anos e é permitida uma reeleição.

Segundo a pasta, o órgão busca dar “continuidade às políticas públicas, projetos e ações que promovem a igualdade de gênero e os direitos e a cidadania das mulheres em todo o município de SP, por meio da efetiva construção em conjunto com a sociedade civil”.

Para isso, o CMPM segue a seguinte composição: 25 representantes do poder público municipal, escolhidas pela prefeitura, e 25 da sociedade civil, escolhidas por voto direto em eleição. Já outras 15 representam entidades, organizações e movimentos com atuação comprovada na temática de gênero e políticas para as mulheres e 10 representantes de todas as regiões da cidade, sendo duas da zona norte, três da zona sul, três da zona leste, uma da zona oeste e uma do centro.

Para Erica Alice, que também atua como educadora social, é preciso “honrar o legado de nossas mães, tias e avós da melhor maneira possível”. Ela conta que não teve tempo hábil para fazer a própria divulgação. “Valeu a experiência, foi interessante. Se eu ganhar, ficarei muito contente”, diz.

Na eleição para o conselho, puderam votar mulheres a partir de 16 anos, moradoras e eleitoras na cidade de São Paulo, imigrantes e transexuais.

De acordo com os dados mais recentes do Observatório Cidadão, a população de mulheres em São Paulo é de 5.984.700. Quanto à questão de gênero, os números mostram que houve uma queda brusca no quesito “agressão a mulheres”, despencando de 16.870 casos, em 2014, para 2.930, em 2015. O levantamento avalia o número de internações de mulheres de 20 a 59 anos por causas relacionadas a possíveis agressões.

Já em relação ao número de mulheres empregadas no governo municipal, em 2013 havia pouco mais de 97 mil postos de trabalho frente à cerca de 135 mil funcionário do município.

Foto: Agência Brasil

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE