APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Democratize-se!

Assédio no Carnaval: veja o que fazer se presenciar ou for vítima

Saiba como pedir ajuda em situações de importunação sexual, como beijo forçado ou passada de mão

Image

Por: Jessica Bernardo

Notícia

Publicado em 17.02.2023 | 15:23 | Alterado em 17.02.2023 | 15:27

Tempo de leitura: 2 min(s)

Mais de 15 milhões de pessoas devem participar do Carnaval deste ano na cidade de São Paulo, segundo a prefeitura da capital paulista. Se, por um lado, a festa promete muita diversão, por outro, os casos de assédio durante o evento ainda são motivo de preocupação para as mulheres.

Situações como beijos forçados e “passadas de mão” são consideradas crime de importunação sexual (lei nº 13.718/18) e os assediadores podem pegar de 1 a 5 anos de prisão.

Veja aqui o que fazer se você for presenciar ou for vítima de um assédio no Carnaval:

1 – Chame a polícia

O passo mais importante para fazer a denúncia é falar com a polícia. Neste Carnaval, mais de 13 mil policiais militares farão a segurança dos foliões em todo o estado. Se você estiver em um bloco, procure por um policial ou um guarda municipal, e peça ajuda. Se você não encontrar nenhum agente por perto, ligue no 190.

2 – Ligue 180

Você também pode pedir ajuda no 180, a Central de Atendimento à Mulher. O telefone funciona como um disque-denúncia 24h por dia, todos os dias da semana. Na ligação, você pode obter informações sobre os direitos das mulheres e tirar dúvidas sobre os próximos passos.

3 – Procure o Ônibus Lilás

A Prefeitura de São Paulo vai disponibilizar atendimento especializado às vítimas de violência durante os desfiles dos blocos.

Psicólogas, assistentes sociais e advogadas estarão à disposição no Ônibus Lilás, unidade móvel da prefeitura que ficará estacionada das 10h às 18h, na praça da República, no centro da cidade.

4 – Estava num bar? Peça ajuda a um funcionário

Agora é lei em São Paulo: bares, restaurantes e boates são obrigados a ajudar mulheres que passam por situação de violência nestes locais. Se você presenciou ou foi vítima de um assédio em um bar, não deixe de pedir a ajuda de um funcionário.

5 – Faça um B.O.

Assim que possível, faça um boletim de ocorrência. O documento é importante não apenas para a investigação, mas também para o registro dos casos e a criação de políticas públicas que combatam o assédio na sociedade.

Todas as delegacias podem registrar casos de violência contra mulher. Se preferir, busque uma Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).

receba o melhor da mural no seu e-mail

Jessica Bernardo

Jornalista, cria de uma família de cearenses. Apaixonada por São Paulo, bolos e banhos de mar. Correspondente do Grajaú desde 2017.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE