APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Parque Linear é tema central de audiência sobre orçamento no Butantã

Mais populoso até agora, encontro regional do plano orçamentário da cidade contou com presença de 300 pessoas na última quinta-feira (17), na zona oeste

Image

Por: Redação

Publicado em 23.07.2018 | 18:10 | Alterado em 23.07.2018 | 18:10

Tempo de leitura: 2 min(s)
Image

Espaço no CEU Butantã não suportou público (Julia Reis/32xSP)

O direito à moradia foi o tema central da audiência pública sobre plano orçamentário (PLOA) realizada no Butantã, na zona oeste da capital paulista, na última quinta-feira (19). Além da temática da habitação, as discussões envolveram temas rotineiros como saúde e educação.

O 32xSP está acompanhando regionalmente as audiências públicas orçamentárias, que acontecem desde o dia 17 e seguem até 26 deste mês em todas as prefeituras regionais de São Paulo.

Segundo a assessoria técnica sub-regional, a audiência no Butantã foi a mais populosa até agora, com cerca de 300 participantes — o número é seis vezes superior à quantidade de pessoas que estiveram nos últimos encontros cobertos pela reportagem.

No Butantã, houve, no entanto, um boicote de grupos de moradores que se recusaram assinar a lista de presença. Por este motivo, não foi possível definir o número exato de pessoas no evento.

LEIA MAIS
Movimento de moradia abandona audiência sobre orçamento da Sé
Veja 9 curiosidades sobre o Butantã

Segundo Silvia Nagata, 37, “o descaso de décadas dos políticos para com a região contribuiu para que as pessoas ocupassem os espaços públicos”.

A moradora da região do Rio Pequeno, um dos cinco distritos locais, afirma que o Parque Linear, por exemplo, está há seis anos sem receber devida atenção. O que acarretou em movimentos de moradia ocuparem o terreno público, até o momento sem utilidade.

A expectativa da audiência foi cumprida, mas os moradores ainda esperam resultados.

Dona Maria de Jesus, 59, por exemplo, mora na ocupação Divina Luz com seus dois filhos. Em sua primeira audiência pública, ela ficou mais esperançosa a partir do que viu.

“A gente vem de longe participar para termos um cantinho para pelo menos viver em paz”, salienta a doméstica.

Porém, já na sua oitava presença marcada, o representante da Associação de Moradores da Raposo Tavares e Elidia Maria Freitas, Cristiano de Farias, 41, enfatiza que esse ano “foi diferente dos demais”.

Image

Moradores da ocupação Divina Luz em diálogo com os representantes da sub-regional (Julia Reis/32xSP)

Mesmo assim, eles sentem que nunca veio verba de habitação para a região do Butantã pois depois de muito tempo, nunca viram resultado.

A prefeitura regional, em contrapartida, declarou “que conhece os problemas de cada um”. “É obrigação da equipe em manter o melhor para todos”, disse, quando falava sobre moradia.

VEJA TAMBÉM
Reclamações sobre Regional do Butantã aumentaram 34% em 2017
Parque no Butantã pode dar lugar a cinco prédios de 25 andares

A pasta afirmou ainda esperar que, até a audiência pública do ano que vem, a deficiência habitacional já esteja minimizada.

“A prefeitura tem cumprido seu papel em conversar com a população para que possamos fazer um planejamento orçamentário dentro do cabível”, destacou o coordenador de governo local, Antonio Fontinelli, que reforça a presença dos orçamentos nos dados abertos da prefeitura e garante transparência na gestão.

Grajaú tem 10 vezes menos equipamentos culturais que o Butantã

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE