APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Campeã em nº de cinemas, Barra Funda tem o trânsito mais letal de SP

Região aparece com melhores indicadores relativos à cultura, mas tem altos índices de mortalidade e acidentes de trânsito

Image

Por: Redação

Publicado em 08.01.2019 | 14:12 | Alterado em 08.01.2019 | 14:12

Tempo de leitura: 4 min(s)
Image

Em 2017, foram registrados 82 acidentes de trânsito e sete óbitos na região da Barra Funda (Lara Deus/32xSP)

Chaminés de fábricas dividem a vista com condomínios de apartamentos luxuosos. A paisagem complexa, que é vista por quem chega ao distrito da Barra Funda, pode dar uma pista da heterogeneidade que vive o local.

De acordo com o Mapa da Desigualdade 2018, divulgado pela Rede Nossa São Paulo no fim de novembro, a região tem o maior número de salas de cinemas por habitantes, mas também sofre com alta mortalidade no trânsito.

BOM ÍNDICE DE CULTURA

Localizada entre o centro e a zona oeste da cidade, a Barra Funda é o segundo distrito com menor população de São Paulo, perdendo apenas para Marsilac, no extremo sul da capital. Seus 15.562 habitantes contam com 13 salas de cinema e dois museus.

As 12 casas de shows ali situadas também ocupam a segunda colocação no indicador, atrás apenas do distrito boêmio de Pinheiros, também na zona oeste.

“Essa parte das casas de shows é legal. Tem muitos eventos, e é constante. Se você vai ao Espaço das Américas ou ao Memorial [da América Latina], sempre vai ter algum”
Thayanna Xavier, analista de vendas

Thayanna mora na parte do bairro próxima ao centro e não percebe mudanças no trânsito da região em decorrência dos grandes eventos.

PERIGO NO TRÂNSITO

A facilidade em chegar à pé ao trabalho, em Perdizes, foi um dos motivos que levou a técnica em enfermagem Telma Esteves, 51, a morar próximo à Barra Funda, no trecho ao centro. No entanto, ela acredita que seus vizinhos usem o carro como principal meio de transporte.

Apesar da baixa população residente, a Barra Funda é passagem dos bairros da periferia da zona oeste e norte, como Pirituba, Limão e Casa Verde, em direção ao centro de São Paulo.

LEIA MAIS:
– Oito erros que atrasam os ônibus no corredor Pirituba-Lapa-Centro

O distrito também abriga grandes vias, como a avenida Presidente Castelo Branco (via local da Marginal Tietê), a avenida Marquês de São Vicente e a avenida Doutor Abraão Ribeiro.

Quando comparado à população total, as sete mortes no trânsito que ocorreram em 2017 se destacam e garantem à região a primeira colocação no quesito. Quanto aos acidentes totais de trânsito, a região teve 82 deles registrados no ano de 2017, ante apenas 7 em 2013.

Image

Durante o dia, o movimento de pedestres é baixo, mas à noite circulam aproximadamente 60 mil pessoas pela Barra Funda (Lara Deus/32xSP)

VEJA TAMBÉM:
– Trânsito de São Paulo mata 474 pessoas em sete meses

Questionada, a Subprefeitura da Lapa ressaltou que o bairro é passagem para motoristas que chegam do interior, o que aumenta o fluxo de carros e a possibilidade de acidentes.

“À noite, chega a ter aproximadamente 60 mil pessoas circulando, com as casas noturnas Espaço das Américas, Villa Country, Allianz Parque, Áudio Danceteria, Memorial da América Latina e Universidade Nove de Julho. Durante o dia, existe também um grande movimento do Parque da Água Branca”
Subprefeitura da Lapa, em nota

MAIS CHANCES DE EMPREGO

Em comparação com sua população em idade ativa, a Barra Funda é o distrito de São Paulo que tem a maior taxa de postos de empregos formais: 59 para cada 10 habitantes. Lá, a chance de se conseguir um emprego formal é 246 vezes maior do que em Cidade Tiradentes, no extremo leste, que está em último lugar no ranking.

A especialista em desenvolvimento de pessoas Renata Fortes Itagyba, 32, é moradora da Lapa e, há cinco anos, frequenta o bairro devido ao seu trabalho. Ela percebe boas condições de infraestrutura para quem trabalha lá, mas avalia que a segurança deixa a desejar.

“Na empresa, por exemplo, quando as pessoas saiam após às 22h, havia vans ou Ubers para levá-las para a casa, pois não é um lugar que inspira confiança”
Renata Fortes Itagyba, especialista em desenvolvimento de pessoas

De acordo com Julio Costa, 45, advogado e morador da região há 22 anos, o emprego é mais um dos fatores que marcam a desigualdade entre os moradores dos novos empreendimentos e as famílias que ocupam as pensões do local, na área mais próxima ao centro.

“Para esse pessoal do prédio, tem escola. Mas para o da pensão, não tem”, ressalta. No Mapa da Desigualdade, a Barra Funda aparece como um dos dois distritos que não têm nenhuma escola de educação infantil, junto a Alto de Pinheiros, na zona oeste.

TRANSFORMAÇÕES

Image

Memorial da América Latina (Reprodução)

Atualmente, muitas fábricas que marcavam a vocação industrial do bairro no início do século passado estão desativadas. O pátio ferroviário deu lugar a um terminal da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e do Metrô, além de ônibus municipal e rodoviário intermunicipal.

O Largo da Banana, como era chamado o espaço onde se vendia a fruta aos trabalhadores próximo às fábricas, foi o local escolhido para sediar o Memorial da América Latina — museu de 84.482 metros quadrados projetados pelo mesmo arquiteto de Brasília, Oscar Niemeyer.

De acordo com a advogada Cida Martins, 57, o final dos anos 1990 marcou uma profunda transformação ao bairro, principalmente devido à instalação da Junta Comercial do Estado de São Paulo na região. Isso trouxe à Barra Funda estabelecimentos comerciais que não se viam.

No entanto, Cida considera que o bairro periga voltar a ser como era antes. “Quando mudamos, em 1996, vimos todas as portas fechadas e pichadas… Hoje parece que estamos retomando àquilo que era 20 anos atrás, justamente porque não temos a participação dos moradores da Barra Funda. São eles que fazem o bairro crescer”, lamenta.

Com o intuito de reverter o quadro, a advogada criou uma página no Facebook para divulgar o trabalho dos comerciantes locais. “Eu comecei a andar pelo bairro e olhar os lugares que estavam começando e divulgá-los, porque eu queria que a Barra Funda continuasse bem. Enquanto a Barra Funda estiver bem, eu estou bem”, finaliza.

***

Com seis distritos, a região da Lapa é uma das mais bem equipadas da cidade

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE